Ex-aluno da APAE Batatais palestra durante abertura do ‘Setembro Verde’ 2018

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de setembro de 2018 às 22:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lançamento oficial da campanha aconteceu no dia 31 de agosto, em cerimônia realizada em São Paulo

Lucas ressaltou a importância da inclusão social da pessoa com deficiência

“Nunca pare de lutar”. Esse foi o tema escolhido por Lucas da Silva e Silva para falar durante a abertura oficial do ‘Setembro Verde’, edição 2018. O evento aconteceu no dia 31 de agosto, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, no auditório Franco Montoro, e contou com a presença das APAES do estado, autoridades, parceiros e entidades que apoiam a causa.

Lucas é ex-aluno da APAE Batatais e tem tetraparesia, uma deficiência que provoca a perda parcial das funções motoras dos membros superiores e inferiores. Figura conhecida em Batatais, ele é formado em Sistemas de Informação e possui MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é funcionário público do município.

Durante sua palestra, Lucas, que também foi atendido pela área da saúde da APAE, ressaltou a importância da inclusão social da pessoa com deficiência e os desafios que enfrentou ao longo dos seus 32 anos. “Enfrentei muitas dificuldades. Na escola, por exemplo, não tinha outras pessoas como eu pra me inspirar. Tive que lutar sozinho”, disse.

Ele também enfatizou que acredita numa mudança de paradigma no modo como as pessoas com deficiência são vistas pela sociedade. “Eu queria ver mais pessoas nas ruas, nas escolas, nos bares. Tem que haver mais incentivo para tirá-las de dentro de casa. Elas têm que ser vistas como seres humanos, e isso não se faz só com a Lei, se faz com amor”, afirmou Lucas.

A APAE Batatais também esteve representada na cerimônia pelo assistido José Reinaldo Pires, familiares e pela assistente social, Thais Pereira. Segundo a profissional, a participação da entidade no evento fortalece o movimento. “Os familiares e assistidos se reconhecem como a força principal não só do movimento apaeano, mas também na luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, concluiu Thais.

APAE Batatais planeja atividades durante o mês

No dia 21 de setembro acontecerá o III Movimento Envolva-se, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado nesta data. Também está agendado o Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para dia 25; e ainda uma audiência pública, no dia 28, com a finalidade de debater as políticas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência do município. As atividades programadas têm o apoio da ABADEF e Câmara Municipal de Batatais.

Sobre o ‘Setembro Verde’

Lançado em 2015, o ‘Setembro Verde’ é uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro. O intuito da iniciativa é sensibilizar a população e ampliar o debate sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência. O mês foi escolhido porque representa esperança, renascimento e marca o início da Primavera. Desde 2017 o ‘Setembro Verde’ integra o calendário de eventos de Batatais, graças ao Projeto de Lei 3678/2017, de autoria do vereador Gustavo Rastelli.


+ Cidades