Etiqueta Corporativa: você sabe como utilizar celulares e internet ao seu favor?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de março de 2016 às 18:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas regras devem ser seguidas para a preservação de sua imagem e boa convivência com os demais

​Estamos na Era da Informação, do conhecimento, do compartilhar entre as pessoas de diferentes lugares, e assim, ampliar nossa rede de contatos. O que dizer do compartilhar entre as pessoas que estão à nossa volta no ambiente profissional? Já pensou a respeito?

Passamos grande parte de nossas vidas nos dedicando ao trabalho e construindo nossas relações, portanto, cuidados com o outro são princípios que favorecem o aprimoramento dessa convivência.

Pequenos detalhes parecem banais, mas são importantes em nosso dia a dia. Às vezes, um comportamento inadequado pode confundir seu colega, ou desconcentrá-lo de atividades importantes. Lembre-se, portanto, que o espaço não é exclusivamente seu e sim compartilhado.

Alguns detalhes que merecem sua atenção é o caso do uso de celulares e da elaboração de emails. 

Celulares:
  • Não é permitido usar em lugares onde  é exigido silêncio ou concentração. A regra geral de uso é que ele não importune os outros.
  • Não o use em salas de espera, reuniões de trabalho, com clientes, ou mesmo durante o dia a dia, caso as ligações não se refiram ao trabalho
  • Caso você realmente esteja esperando uma informação importante, avise seus acompanhantes antes e atenda a chamada em um local apropriado.
  • Quando não puder atender utilize o recurso silencioso.
  • Se a ligação estiver ruim, desista, não grite.​
nETIQUETA: ETIQUETA APLICADA À INTERNET E UTILIZA NORMAS DE BOAS MANEIRAS PARA ENVIAR E-MAILS.  NÃO SEGUE NENHUM MANUAL, MAS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS.

  • Responda sempre as mensagens recebidas mesmo que de maneira breve.
  • O espaço do assunto deve ser preenchido com poucas palavras.
  • Use uma linguagem gramaticalmente correta, clara e objetiva, leia, corrija e envie.
  • Procure não usar expressões íntimas e informais para assuntos profissionais.
  • Evite participar de polêmicas inúteis.
  • Evite insistir em falar com alguém que não responde.
  • Evite escrever com letras maiúsculas, na Internet, elas significam gritos, intolerância.