Estudo: São Paulo lidera ranking de competitividade entre todos os Estados

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de setembro de 2018 às 18:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo, que compara dez temas, colocou São Paulo mais uma vez com o melhor desempenho do país

Acaba de ser divulgado na Bolsa de Valores de São Paulo, o Ranking de Competitividade dos Estados. O prêmio, que está em sua sétima edição, avalia anualmente as administrações públicas dos governos estaduais e ressalta as boas práticas dos Estados. São Paulo atingiu a maior pontuação do país: 89,1 de 100, com o melhor desempenho em educação, infraestrutura, inovação e segurança pública.

Em segundo lugar ficou Santa Catarina, com 76,6; e em terceiro, o Distrito Federal, com 73,6 pontos. Ao todo foram analisados 10 pilares estratégicos: Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública, Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.

O estudo é organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, a divisão de pesquisas e análises do grupo que edita a revista inglesa The Economist.

Veja o estudo em www.rankingdecompetitividade.org.br

Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas

Também organizado pelo CLP e divulgado nesta sexta-feira, o Prêmio Excelência em Competitividade analisou mais de 90 projetos estaduais espalhados pelo país e elegeu seis finalistas. O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa a reduzir pela metade o número de óbitos no Estado, concorreu entre os seis.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (SP) foi criado em 2015 para coordenar esforços de 10 secretarias estaduais, além da iniciativa privada e terceiro setor. Pautado nos cinco pilares propostos pela ONU (Gestão e Informação, Vias Mais Seguras, Veículos Mais Seguros, Usuários Mais Conscientes e Respostas Pós-Acidentes), o programa criou o Infosiga, um banco de dados aberto ao público que atualiza mensalmente o número de óbitos no trânsito paulista, e o Infomapa, que apresenta a localidade dos acidentes para direcionar intervenções. Desde que o programa foi criado, o número de mortes nas ruas e rodovias do Estado caiu ano a ano e mais de 100 municípios já são parceiros diretos do programa, por meio do qual recebem recursos do Estado para realizar ações e obras que visem reduzir acidentes no trânsito. Para saber mais acesse www.infosiga.sp.gov.br.


+ Cotidiano