Estiagem e falta d’água levam Cristais a decretar Estado de Emergência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de setembro de 2017 às 15:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já são mais de 90 dias de forte estiagem previsões para os próximos dias não são das melhores

A Prefeitura de Cristais Paulista decretou estado de emergência devido à escassez de água e racionamento de consumo por tempo indeterminado. Sem chuva efetiva há mais de 90 dias, a represa da cidade está baixa e os reservatórios em estado de alerta.

Segundo a prefeitura, a quantidade de chuvas durante este ano não tem sido suficiente para armazenar um grande volume de água. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, a última chuva considerada boa em Cristais Paulista foi registrada no início do mês de junho.

“Já são mais de 90 dias de forte estiagem e as previsões para os próximos dias não são das melhores”, disse Gerson Rocha, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente.

O decreto cita ainda dois problemas sérios que prejudicam ainda mais o abastecimento na cidade: a falta de recursos financeiros para investir em um novo sistema de captação e o assoreamento da represa, causado após obras de duplicação da rodovia Cândido Portinari. “Mesmo com a situação crítica estamos trabalhando. Construímos recentemente um reservatório que está funcionando enquanto trabalhamos na limpeza da represa e recentemente implantamos o racionamento. Mesmo com essas ações não estamos conseguindo, então é muito importante a população se conscientizar e economizar muito mais”, disse Gerson.

O decreto alerta a população sobre o estado de emergência pela escassez da água e também autoriza uma fiscalização mais efetiva da prefeitura nos casos considerados abusivos com emissão de multas.


+ Serviços