Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de apicultores

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de maio de 2016 às 17:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividade vem crescendo de forma significativa em Franca e movimentando vários segmentos

Atividade vem se destacando em Franca e região

A apicultura é hoje considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda, através da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural de meio ambiente e de sua capacidade produtiva.

novo curso gratuito de formação de apicultores, uma atividade que vem se tornando cada vez mais tradicional na cidade, que também se destaca pela produção de mel de qualidade. 

O curso será modulado e consiste em atividades práticas e teóricas, com apostila e a participação de especialistas no assunto. A aula inaugural está prevista para o dia 22 de junho e, provavelmente, poderá servir de palco para inauguração da nova obra, em construção pela Prefeitura, no Parque Fernando Costa, o Centro de Apicultura e Meliponicultura.

O curso será oferecido, gratuitamente, a quem desejar participar, cujas vagas são limitadas. As informações estão disponíveis no Parque Fernando Costa.  As aulas serão desenvolvidas em conjunto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, com atividades mistas, de campo e técnica.

 Célio Augusto Pereira, biólogo e responsável pelas inscrições, informa que o curso é considerado de excelência. Os participantes receberão informações detalhadas da vida das abelhas em colmeias, sua formação, cuidados no manuseio, colheita de mel, recolhimento de enxames com segurança, culminando com as técnicas de criação e formação das abelhas rainha, contando na cidade com uma estrutura diferenciada, em especial o Meliponário instalado no Jardim Zoobotânico, com mais de 280 colônias. 

O mercado do mel

Embora a produção de mel seja a base econômica da apicultura atualmente, criar abelhas também se destina à polinização agrícola e à produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina. Esses produtos servem de matéria-prima para as indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas. Além disso, também são bastante procurados para o consumo in natura.

O Brasil é uma grande potência melífera, pois apresenta características especiais de flora e clima. No entanto, a produtividade brasileira ainda se encontra reduzida, quando comparada com a produção internacional. A baixa produtividade dos apiários brasileiros se explica pela pouca utilização de recursos tecnológicos na produção. Este mercado está avaliado em 360 milhões de dólares, com o número de apicultores tendo aumentado 4,5% nos últimos dez anos, segundo estimativas da Confederação Brasileira de Apicultura.


+ Cotidiano