Estado de São Paulo deve bater recorde de calor na reta final do inverno

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de setembro de 2020 às 17:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com especialista, uma massa de ar seco está sobre grande parte do país, incluindo o Sudeste

​O estado de São Paulo deve registrar recorde de calor neste fim de semana. 

O meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo (CGE-SP), diz que não só a cidade, mas todo o estado pode se aproximar dos 34°C nos próximos dias, os últimos do inverno.

“A tendência é que tenhamos o fim de semana mais quente deste ano na capital paulista. Hoje podemos bater os 33,7ºC, que foi registrado no dia 1º de janeiro”. 

“O segundo dia mais quente do ano foi na quinta-feira, 10 de setembro, com 33,6ºC e, agora, temos condições para temperaturas muito próximas disso”, afirmou Garcia neste sábado (12).

De acordo com o especialista, uma massa de ar seco está sobre grande parte do país, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste e até parte do interior nordestino. 

“Essa massa de ar seco comprime o ar de cima para baixo, ou seja, vai aquecendo o ar e o tornando mais seco com o passar dos dias”, explicou.

Garcia alertou que o tempo seco derruba a umidade relativa do ar, o que pode ser prejudicial à saúde de crianças e idosos. 

“Recomendamos que as pessoas evitem fazer exercícios físicos entre 10h e 18h porque teremos essa condição [de baixa umidade no ar] hoje e domingo. A segunda-feira também será de temperaturas bastante elevadas”, disse.

O meteorologista ainda disse que não há previsão de chuvas ou chegada de frente fria para os próximos dias e o calor deve continuar forte em grande parte do país.

*Informações CNN Brasil


+ Tempo