Especialista ensina como transformar o emprego temporário em permanente

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  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 12:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
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É possível aproveitar a oportunidade através do relacionamento com colegas e gestores

O
país, aos poucos, está se recuperando e, com isso, a economia criou o triplo de
vagas esperadas para o mês de novembro e o que puxou esse índice, mais uma vez,
foi o comércio, também devido aos empregos temporários de olho nas compras de Natal.

De
acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de mil técnicas de vendas voltadas
para o universo da perfumaria, especialista em (fragrâncias) e autor do livro ‘Receba Mais Sim e Menos Não” pela editora Senac, a oportunidade do momento pode
render um posto de trabalho permanente. “O trabalho temporário pode abrir
as portas para infinitas possibilidades. Eu comecei a minha carreira como
freelancer. Agarrei com todas as forças a chance de mudar a minha vida. Lembro
que, a cada dia, eu dava o máximo e melhor de mim, focava apenas em ser o
melhor. Hoje, sou referência em perfumaria e só no ano de 2017 ministrei cerca
de 24 palestras por mês”, destaca.

O
colaborador temporário deve, segundo Mohamed, conquistar a confiança das
pessoas com quem irá trabalhar todos os dias, mas sem ser invasivo. “Isso
fará com que ganhe espaço e seja respeitado. Em relação a empresa, ele deve
conhecer quais são as regras para a adaptação ao novo ambiente seja a melhor
possível”, avalia o especialista.

Entender
o que o contratante espera, alinhar o estilo de trabalho e, de tempos em
tempos, pedir feedback são pontos que serão avaliados em uma possível
contratação permanente. “Pontualidade, horário, e não apenas focar no
cargo demonstram uma preocupação com o todos da equipe”, destaca Mohamed.

No
caso de vendedores, além de todos os pontos citados pelo especialista em
vendas, é preciso buscar cursos e ferramentas de negociação, fundamentais para
auxiliar no dia a dia. “Infelizmente, quem atua nesta área não tem a
cultura de investir em si mesmo, principalmente quem trabalha com produtos mais
populares ou em lojas do comércio em geral, o que é um erro. Usam recursos
amadores e, se não vendem, atribuem isto ao acaso.

Mohamed
explica que não há desculpas para não se aperfeiçoar na área de vendas.
“Quem não está aprendendo, está morrendo. Sempre falo isto em meus
treinamentos porque hoje há infinitas possibilidades de estudar e as
plataformas de EAD, vídeos no YouTube e até mesmo faculdades com valores mais
acessíveis conseguem atender quem não dispõe de muitos recursos”, aponta o
escritor.

Assim
como a equipe que já está atuando na loja, quem acaba de chegar também recebe
uma meta a ser cumprida. “Não se deve pensar no resultado financeiro da
venda enquanto estiver realizando um atendimento. Se fizer isso, vai causar um
certo agitamento na fala, falta de foco e pode transparecer desespero e muita
etapa importante pode ser deixada de lado. E, por mais que tente mascarar, o
cliente acaba sentindo isso o que fatalmente resultará em afastamento”,
aponta.

Mas
Mohamed reforça que o gestor também possui papel na organização e cumprimento
das metas. “Deve-se criar também um ambiente propício e disponibilizar uma
quantidade em estoque alinhado ao que se pretende vender. O ideal para que a
equipe fique mais engajada e unida é estipular um objetivo da loja, uma super
meta. Assim, quem já atingiu a quantia necessária vai dar suporte aos demais
vendedores”, destaca.

O
treinamento é muito bom para criar uma situação para que o vendedor alcance
essa meta, porque boa parte das empresas fazem somente cobranças e falam frases
como “Vai lá e vende! E dê o seu melhor”, como se isso bastasse.
Então, por mais que um vendedor tente alcançar a meta, segundo Gorayeb, ele não
consegue porque falta informação técnica e embasamento. “É preciso
fornecer meios para viabilizar essa conquista, munindo o profissional com
treinamento e conteúdo”, avalia.

Mas
caso isso não ocorra, Mohamed separou algumas dicas para ajudar nessa missão

1.Veja
quanto é preciso vender no mês e conte os dias úteis

2.
Caso precise vender mil reais por dia, no dia primeiro se vender R$ 1.200 não
foque em apenas R$ 800,00 no dia 2. É preciso sempre tentar bater a meta do dia

3.
Estar sempre x% acima da meta ajuda no final do mês a conquistar o valor
esperado. Além disso, esse comportamento demonstra um lado empreendedor do
profissional