Especialista alerta para efeitos do La Niña no Sul de Minas durante alta demanda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de outubro de 2017 às 22:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O fenômeno La Niña pode gerar mudanças no clima brasileiro até março/abril de 2019

Para o climatologista Luiz Carlos Molion, com a ocorrência do La Niña – diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental –, os cafeicultores devem ficar atentos, pois há previsão de baixo volume de chuvas no Sul de Minas Gerais, maior região produtora de café do Brasil, nos últimos meses desse ano e em 2018.

O fenômeno pode gerar mudanças no clima brasileiro até março ou abril de 2019. O Rio Grande do Sul também deve ter baixos volumes de chuvas.

Veja o depoimento do climatologista Luiz Carlos Molion:

Em meio aos problemas climáticos, o consumo de café continua crescendo no Brasil e fora dele, com aumento na demanda por cafés de melhor qualidade, segundo o diretor executivo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz. Afetada pelo clima, a safra 2017/18 de café do Brasil está estimada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) entre arábica e conilon em 44,77 milhões de sacas de 60 kg. Já para o próximo ano, as previsões eram otimistas, de até 60 milhões de sacas, mas poucos ainda acreditam nisso.

Veja o depoimento do diretor executivo da ABIC Nathan Herszkowicz:

(Publicado no notícias agrícolas)


+ Agronegócios