ESPASMOS MUSCULARES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2017 às 10:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como meu trabalho envolve a ação de diversos músculos, saber diferenciar estas ações é importante, uma vez que o trabalho de um educador físico não se limita apenas a montagem e prescrição de treinos, mas sim saber intervir durante alguma intercorrência ou diante de algum quadro específico de saúde, seja um sintoma agudo ou crônico.

Antes de discorrer sobre o tema da coluna de hoje, é importante diferenciar espasmos musculares de contrações musculares, e aqui eu vou citar apenas as contrações involuntárias.

CONTRAÇÕES: afetam um único músculo, causadas por um impulso nervoso, também são chamadas de fasciculações;

ESPASMOS: afetam um ou vários músculos, com dor local ou não, causados por um desequilíbrio químico no corpo. O tipo mais conhecido é a cãimbra.

Geralmente, os espasmos musculares podem ser uma resposta a uma lesão, a uma inflamação ou a um estiramento. A grande maioria destes espasmos são benignos, até por isso não há muitas publicações científicas acerca desse assunto.

As causas dos espasmos são diversas, pois podem ser desencadeados pelo estresse, trauma súbito (pancadas, acidentes, etc.), sobrecarga muscular, alteração de minerais (principalmente potássio e cálcio) etc. Além disso, os espasmos podem representar um sintoma de algumas enfermidades, como mal de Parkinson, diabetes, varizes, doenças da tireoide, insuficiência venosa, doenças musculares e etc.

Tratar um espasmo é simples, apenas massagem e alongamento já são suficientes, na maioria dos casos. Apenas casos recorrentes e mais graves podem necessitar de medicação, fisioterapia e até acupuntura. Portanto, caso os espasmos sejam frequentes, procure um médico, que pode ser um clínico geral, um ortopedista ou um neurologista.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:
E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes