Equipe de Xadrez de Franca participa da Liga Enxadrista 2017 e mostra qualidade

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de junho de 2017 às 21:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Torneio já teve 2 etapas, de 7 previstas, sendo que a 2ª foi realizada no dia 15 de junho, em Bauru

A equipe francana de Xadrez, mantida pela Divisão de Esportes da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), participa pelo segundo ano consecutivo da Liga Enxadrista – circuito de Xadrez organizado pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), autorizada e validada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez), que envolve equipes e enxadristas de todo o Brasil e também internacionais.

A Liga Enxadrista 2017 já teve duas etapas, de 07 previstas, sendo que a segunda foi realizada no dia 15 de junho, no SESC de Bauru/SP, com participação de 252 enxadristas de várias cidades do estado de SP. Participaram da etapa 3 Mestres de Xadrez, dentre eles, o Mestre Internacional Luis Paulo Supi, enxadrista representante da cidade de São José do Rio Preto. A etapa de Bauru foi dividida em dois torneios, o torneio 1 para adultos e adolescentes maiores de 13 anos, com pontuação no ranking internacional e no ranking nacional. O torneio 2, para enxadristas Sub-12, faz pontuação no ranking nacional.

A equipe FEAC-Franca foi representada por 30 enxadristas, competindo em 10 categorias, muito acirradas, mostrando o caminho necessário para evoluir, com destaque ao advogado e enxadrista francano Edson Lopes que foi campeão na categoria “Veteranos”.

Visando o processo de renovação da equipe, 13 atletas/alunos das escolinhas de xadrez representaram a cidade pela primeira vez, sendo 2 do SESI, 5 do CEU do Leporace e 6 do Centro Comunitário do Jardim Aeroporto 3. 

Representantes de 17 municípios participaram, sendo eles, Assis, São Manuel, Marília, Catanduva, Tabapuã, José Bonifácio, Lençóis Paulista, São José do Rio Preto, Paraguaçú Paulista, Taquarituba, Indaiatuba, Jaú, Garça, Ourinhos, Agudos, Franca e a cidade sede Bauru.

Da soma dos resultados de todas as etapas serão indicados os oito melhores enxadristas de cada categoria para disputar a grande final, que será realizada em novembro em local ainda a ser definido. O circuito conta com as categorias Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Veteranos e Absoluto, todas abrangem categorias Feminina e Masculina.

Segundo Leonardo Arduini, professor e técnico da equipe francana, o ano de 2016 foi o primeiro que Franca participou, servindo de preparação para os atletas. “Essa participação foi muito instrutiva e se mostrou bem eficiente, uma vez que, nesta temporada de 2017, os enxadristas estão se revelando bastante amadurecidos e têm conquistado vitórias importantes em suas categorias”, salientou Arduini.  Entre as vitórias mencionadas pelo técnico estão o 1º lugar de Edson Lopes e os 3° lugares conquistados na categoria Sub-16 masculina, com o atleta Jarod Degrande, e Sub-16 Feminina com a atleta Gabriele Cândido da Silva – Jarod e Gabriele são atletas da escolinha de xadrez do Centro Comunitário do Aeroporto 3, mantida pela Divisão de Esportes da FEAC.                   

Conforme explica o técnico da equipe francana, a Liga é aberta a qualquer enxadrista do Brasil e do exterior, mas, normalmente, a maior parte dos jogadores vem das cidades que são credenciadas a abrigar as etapas, chamadas Cidades Sede, o que inclui Franca, sendo que a 4ª etapa do circuito está prevista para acontecer aqui, na capital do calçado, em 26 de agosto – a terceira etapa deve acontecer na cidade de José Bonifácio, no dia 12 de agosto.

Informações complementares podem ser obtidas pelo site http://www.enxadrista.com.br    ou com o técnico Leonardo Arduini  pelo fone (16) 9.9377-8052.


+ Esportes