E​nvelhecimento – o futuro de todos nós!

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 30 de agosto de 2019 às 11:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O envelhecimento é um fato inerente à vida e que ocorre com todos, sem exceção. 

O que muda é a velocidade e intensidade com que as alterações acontecem, tanto na pele quanto nos órgãos. 

Em relação à pele, o envelhecimento é notado pela perda gradual da sustentação e vigor, acúmulo de gordura em certas regiões, mudanças na coloração, aparecimento dos vincos, sulcos, rugas e perda do contorno facial . 

E porque algumas pessoas envelhecem mais rápido que outras? Genética? Sorte? Estilo de vida? De tudo um pouco… 

A pele sofre influência de vários  fatores e isso interfere positiva ou negativamente na forma de envelhecer – exposição solar ao longo da vida; qualidade da alimentação, tipo de trabalho que a pessoa realiza, hábitos, meio ambiente que vive, exposição a agentes infecciosos, tóxicos, poluição, vento, doenças, influências genéticas, etc.

O Sol é um fator muito importante no envelhecimento e a exposição excessiva e sem proteção influencia negativamente na pele. 

A prova disso é a comparação de uma região constantemente exposta, como rosto, colo e braços, com uma área não exposta, como nádegas, mamas e barriga –  a diferença é enorme. 

A  pele sem sol é sempre muito mais preservada, saudável, bonita e permanece mais jovem por mais tempo.

Isso ocorre porque os raios ultravioleta provocam alterações deletérias no DNA das células que, ao se multiplicarem, não o fazem mais corretamente. 

Assim, surgem as mudanças de coloração, espessura, hidratação, diminuição da defesa local contra vírus, fungos, bactérias, desenvolvimento de canceres, etc.

O sol também atua negativamente sobre a derme, a camada mais interna da pele, provocando alterações nas fibras elásticas e colágenas, levando a flacidez e queda progressiva dos tecidos da face e do corpo. 

Após os 20 anos ocorre uma perda progressiva do colágeno e elastina, as proteínas de sustentação.

Assim, quem quer envelhecer BEM deve ter cuidado redobrado com o sol durante a vida. 

Evitar exposição em horários sabidamente mais prejudiciais como das 10 da manhã às 16 hs e usar filtros solares diariamente.


+ zero