Ensino Médio do Centro Paula Souza terá novas modalidades em 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 00:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para 2019, será inaugurada também a formação de nível médio em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais

O ano de 2018 ficou
marcado pelo pioneirismo do Centro Paula Souza (CPS) em oferecer novas
modalidades de Ensino Médio em adequação à reforma para a educação básica,
aprovada em 2017.

Com duas novas vertentes de Ensino já implantadas
pela instituição e duas novas possibilidades no Vestibulinho do primeiro
semestre de 2019, o CPS se adianta às normas se amparando nos mesmos princípios
de educação de qualidade e desenvolvimento tecnológico em todas as esferas de
atuação.

No Vestibulinho do primeiro semestre de 2018, 33
Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) passaram a ofertar o Ensino Médio com
Habilitação Técnica Profissional (M-Tec), onde o estudante cursa em um único
período disciplinas da grade curricular comum e do curso técnico de escolha.

Os candidatos puderam optar entre Administração,
Cozinha, Hospedagem, Logística, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos
Digitais, Química, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Serviços Públicos.
São cursos de 2.800 a 3.000 horas, diluídas em três anos de estudo.

Já para o segundo semestre, mais de 50 escolas
optaram pela modalidade, chegando a quase 4 mil vagas no último processo
seletivo. O curso mais concorrido, de Administração na Etec de Guarulhos,
chegou à demanda de 32 candidatos por vaga.

Os dados anuais
serão comparados para adequar o processo de implantação dessas novas
alternativas. “Um dos primeiros indicadores de sucesso dessa experiência é
quantitativo, já que só podemos avaliar qualitativamente após a formação das
primeiras turmas”, pontua Almério Melquíades de Araújo, coordenador da Unidade
de Ensino Médio e Técnico do CPS. “A procura das escolas para oferecer turmas
do M-Tec mais que dobrou do primeiro semestre de 2018 para o de 2019 e teremos,
neste ano, mais de 100 novas turmas”.

Ainda no primeiro
semestre, 395 vagas foram criadas para o Ensino Médio com Qualificação
Profissional, em que a carga horária da matéria profissionalizante é menor, de
600 horas, habilitando o aluno a exercer algumas funções no mercado de
trabalho, como Administrador de Banco de Dados, Assistente de Recursos Humanos
e Auxiliar Administrativo/Finanças/Marketing e Comercial.

As novas opções são complementares, e não
substitutivas, ao que já existia no Centro Paula Souza. O Ensino Médio Regular
e o Ensino Técnico integrado ao Médio – o aluno passa manhã e tarde na escola –
continuam sendo oferecidos.

Cabe às unidades de
ensino avaliar e escolher o que melhor atende suas necessidades e de sua
comunidade local, com constante acompanhamento da Unidade de Ensino Médio e
Técnico do CPS. “O nosso objetivo não é extinguir as demais formas, mas
entendemos que a principal responsabilidade das Etecs é a formação
profissional, pois essa oferta é pequena quando comparamos com o número de
escolas que oferecem o Ensino Médio Regular”, diz Araújo.

Novidades
e parcerias

Ampliou-se em 2018, com os novos ensinos médios, a
parceria com a Secretaria da Educação estadual. O CPS está presente em mais de
100 escolas da rede pública do Estado há dez anos, com as classes
descentralizadas (turmas de cursos técnicos administradas por Etecs nas
unidades da pasta), e também com o programa Vence.

Agora, os
professores da rede estadual integram os cursos de habilitação e qualificação
nas disciplinas da base comum ao lado dos docentes do Centro Paula Souza.

Para 2019, será inaugurada também a formação de
nível médio em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais. O modelo é dedicado ao
estudante com inclinação para essas áreas do conhecimento, com preparação mais
dedicada para o futuro no Ensino Superior.

A estrutura do CPS
permite capacitar os professores e observar de perto a evolução da modalidade,
ainda que o foco institucional seja o ensino profissionalizante. Neste ano, a
instituição entrega cerca de 16 mil certificados de treinamentos de seu corpo
docente.

Outro projeto em teste inicia com o ano letivo em
2019 em uma parceria inédita entre Etecs e Fatecs. No curso Ensino Médio com
Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas – Articulação
dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS), o jovem começa o Ensino Médio na
Etec, aprende uma profissão técnica, realiza estágio, e já ingressa no ensino
superior para aprofundar seus conhecimentos na Fatec.

Baseado no modelo
internacional P-Tech, a modalidade articulada é uma parceria com a IBM e
consolida a meta institucional de estar cada vez mais perto do setor produtivo,
afinando as formações profissionais com as necessidades dos mercados regionais.

Na
contramão das críticas

As críticas em torno da Reforma do Ensino Médio não
condizem com a realidade das novas propostas do Centro Paula Souza para o
Ensino Básico, afirma Araújo.

Para o coordenador,
a flexibilização traz benefícios a um modelo nacional fragilizado. “Achar que o
Ensino Médio unitário atende a todos pode ser arrogante ou idealista. No Acre,
no sertão da Bahia e em São Paulo não se sustenta que todos tenham a mesma
formação. A ideia é de que a formação esteja contextualizada com a região, os
jovens e suas famílias”, opina. “O discurso da
reforma é a flexibilidade, para que o aluno faça o ensino mais de acordo com
seus desejos e inclinações, fazendo com que ele permaneça na escola”.

Os currículos novos também levam em conta a
pedagogia de projetos e as vocações de cada profissão, sem eliminar disciplinas
que deixaram de ser obrigatórias por lei. “Propusemos, olhando a formação
técnica, em que séries e com que carga-horária as disciplinas apareceriam,
criando uma lógica de integração e não apenas de justaposição pura e simples
das matérias”, conta o coordenador. “Se o curso é de eletrônica, física e matemática
devem estar na primeira série, enquanto história pode ficar na segunda série. E
aí é uma nova lógica, da construção do currículo integrando a formação cultural
e científica com a profissional.”

O período letivo de
2019 começa em fevereiro para as 223 Etecs e as 72 Fatecs administradas pelo
Centro Paula Souza.


+ Educação