Engenheiro desenvolve sistema que conta pessoas com visão computacional

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de maio de 2017 às 10:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Utilizando este projeto é possível contar pessoas e contabilizar em um servidor remoto por período do dia

Pedro Bertoleti, engenheiro eletrônico egresso do curso de engenharia elétrica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG – UNESP), desenvolveu um projeto (totalmente open-source e livre para uso) de contagem de pessoas usando visão computacional e sistemas embarcados.

O projeto usa uma Single-Board Computer Raspberry PI 3 (rodando Linux), uma webcam comum e recursos de visão computacional. 

Utilizando este projeto, é possível contar pessoas e contabilizar em um servidor remoto (no caso, exemplificou com uma VPS Linux) por período do dia (o número de pessoas é contabilizado de hora em hora, permitindo assim se gerar estatísticas de qual horário um local possui maior ou menor número de frequentadores). 

A interface com o usuário final é feita por meio do aplicativo de menagens instantâneas Telegram. 

Portanto, qualquer um a qualquer momento pode ter acesso às estatísticas de ocupação do local, algo que pode ser útil em locais de grande aglomeração como estações de metrô e terminais de ônibus, por exemplo. 

Além disso, o projeto apresenta um baixo custo e fácil implementação. 

“O projeto pode ser útil para se formar perfis de visitação de locais de maneira fácil, barata e discreta, totalmente alinhado ao conceito IoT (Internet of Things)”, comenta Bertoleti


+ Tecnologia