Encontro promovido pelo DNI-ACIF atrai mais de 100 empresários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de junho de 2019 às 21:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com especialistas da Euromonitor, evento abordou sobre as dez principais tendências globais de consumo de 2019

Mais de cem empresários estiveram na sede da ACIF
(Associação do Comércio e Indústria de Franca), para acompanhar uma exposição
da Euromonitor – principal fornecedora independente de pesquisa de mercado
estratégica do mundo – sobre as dez principais tendências globais de consumo de
2019.

Na oportunidade, a gerente sênior de contas da
Euromonitor Internacional, Marina Schwartzman, falou sobre o contexto do
cenário internacional, comportamento e motivação dos consumidores e sobre como
o mercado tem respondido às demandas. “O ‘Consumidor consciente’ de hoje é
flexível e escolhe de acordo com a ocasião. O posicionamento ético, que
costumava ser domínio de fabricantes de nicho, está sendo dotado por empresas
convencionais através de alternativas voltadas ao bem-estar entre os produtos
que já estão no mercado”, afirmou Schwartzman.

Para exemplificar como a atuação deste ‘Consumidor
consciente’ deverá impactar o mercado, Schwartzman abordou o crescimento do
movimento pró veganismo e vegetarianismo, no mundo. “Preocupações sobre o
bem-estar animal evoluirão ainda mais e chegarão a outros setores além de
alimentação, beleza e moda, como produtos de limpeza, decoração, ração animal,
entre outros. O significado de um negócio responsável está mudando, exigindo
que as empresas melhorem os padrões mínimos de bem-estar animal até para os
produtos mais comuns”.

Além do panorama global do consumo no varejo, o
encontro contou com o aprofundamento em dois temas: café e calçado. Dois
especialistas da Euromonitor participaram, de forma virtual, do encontro e
fizeram importantes considerações sobre estes mercados. Para o presidente da
ACIF, o evento surtiu o efeito esperado.

“Tivemos uma excelente adesão por parte dos
empresários e, o que eu vejo, é o início de um trabalho consistente de abertura
de mercado”, disse. “Temos, na ACIF, o Departamento de Negócios Internacionais
que foi implantado para auxiliar nessa relação da cidade com o mercado exterior
e investimos em excelentes ferramentas, como a Euromonitor. De forma gratuita,
nossos associados estão tendo acesso ao acompanhamento de especialistas e
serviços de qualidade que os auxiliarão no processo de internacionalização.”

Os participantes do encontro também se mostraram
satisfeitos com o conteúdo apresentado. “O evento foi muito bom, repleto de
conteúdo e informação. Eu sabia da existência do Departamento de Negócios
Internacionais da ACIF, mas não sabia sobre toda esta estrutura e contribuição
que ele pode oferecer aos empresários em prol da promoção da Região”, afirmou
Liliane Matos Ferreira, representante comercial da Travelex Bank. “Conhecer
essas ferramentas de inteligência é algo importante, que vai ajudar, muito, as
empresas a terem melhores percepções sobre os mercados em que atuam”, completou
Raquel Bastos de Oliveira, que participou do encontro pela MCassab.

Sobre o DNI-ACIF

O Departamento de Negócios Internacionais da ACIF é
um facilitador de oportunidades de internacionalização e geração de negócios.
Seu objetivo é oferecer aos empresários instrumentos para o seu desenvolvimento
internacional e contribuir para que Franca seja, cada vez mais, reconhecida
internacionalmente pelos atributos de sua diversificada economia produtiva.
Entre em contato pelos telefones 3711-1711 / 9 8181-3534 ou 9 8100-9959.


+ Cotidiano