Encontrada em vários alimentos, biotina é essencial para a saúde geral

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 17:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vitamina hidrossolúvel do complexo B, é produzida por bactérias no intestino e obtida pela alimentação

Muitas pessoas sequer já ouviram seu nome ou sabem de sua importância para o organismo, mas com certeza já comeram algo tendo ela como uma de suas fontes principais. Também conhecida como B7 ou H, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B produzida por bactérias no intestino e obtida pela alimentação. “Ela está relacionada ao metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, assim como outras vitaminas do complexo B. Por essa razão, a biotina é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos, além do sistema nervoso e do coração”, destaca a nutricionista Fabiana Damaceno Souza.

Apesar da deficiência de biotina ser um tanto quanto incomum, visto que ela está muito presente na alimentação, quando isso ocorre os sinais são bem aparentes, como calvície ou queda excessiva de cabelos, unhas fracas, pele ressecada, escamosa a e vermelhidão em torno do nariz ou da boca. “A falta de biotina também pode levar a complicações como conjuntivite, dermatite, dores pelo corpo e aumento da glicemia”, observa Fabiana.

Ela acrescenta que apesar de ainda ser preciso algum estudo, pesquisadores têm indicado que a biotina é também eficiente no combate à diabetes, pois ela ajuda a sintetizar melhor os carboidratos. “Com relação à saúde dos cabelos, os benefícios já são comprovados. Inclusive a ausência da biotina pode causar a queda deles e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Alguns especialistas acreditam que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo”, explica a nutricionista, lembrando que o mesmo ocorre com as unhas.

Ela destaca que outro benefício comprovado da biotina é a melhor absorção de nutrientes. Quando a dieta é balanceada e conta com outras vitaminas do complexo B, o resultado é ainda melhor. “Se aliada a um tratamento de emagrecimento e a uma dieta balanceada, a biotina pode gerar resultados positivos para quem quer perder peso. Por isso é comum encontrar biotina na fórmula de inibidores de apetite, onde somam o seu papel de transformar as proteínas e carboidratos em energia às outras vitaminas e componentes”, esclarece.

As fontes de biotina

A biotina está bastante presente na alimentação do dia a dia. Ela pode ser encontrada em muitos alimentos que são consumidos normalmente pela maioria das pessoas.

As principais fontes de biotina são o amendoim, as nozes, o tomate, a gema do ovo, a cebola, a cenoura, alface, couve-flor e amêndoa. A carne vermelha, o leite, as frutas e as sementes também contam com o nutriente. “A ingestão adequada de biotina é de cerca de 30 mcg/dia para adultos e de cerca de 20 mcg/dia para jovens. Gestantes e lactantes devem ingerir um pouquinho mais de biotina, no entanto, suplementos da vitamina somente devem ser prescritos por um profissional”, alerta Fabiana.