​Empresa São José decora ônibus para conscientizar sobre Novembro Azul

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 16:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veículo foi decorado com detalhes azuis para lembrar dos cuidados necessários para a saúde masculina

Após as ações do Outubro Rosa, a Empresa São José organizou uma série de atividades para marcar o Novembro Azul, que é o mês dos cuidados com a saúde masculina. 

Um ônibus todo decorado com detalhes azuis e lembretes sobre a importância dos homens cuidarem de sua saúde, vai se revezar entre as linhas que operam na cidade, como forma de lembrar os usuários sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Além disso, a São José decorou vários pontos da garagem com mensagens sobre a prevenção ao câncer de próstata. Foram confeccionadas ainda camisetas alusivas à campanha, às quais foram adquiridas pelos funcionários interessados.

A empresa também trocou o rosa do mês passado, pelo tom azul em seu site: www.empresasaojose.com.br, e distribuiu laços na mesma cor para todos os funcionários, convidados a usar o adereço no uniforme durante o mês de novembro. 

Também estão sendo realizadas palestras sobre o câncer de próstata para os colaboradores.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. 

A faixa etária que concentra o maior número de óbitos por câncer de próstata é entre 75 e 85 anos. 

Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. Alguns fatores aumentam o risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer) e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal. 

Este exame é que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Além do exame de toque retal, é necessário ainda fazer regularmente o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Ter bons hábitos alimentares também ajuda a prevenir a doença, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura. 

É bom consumir bastante tomate, praticar atividade física diária, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


+ Cotidiano