Empresa paulistana Cervera exporta alpargatas para a Arábia Saudita

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 11:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os calçados da paulistana Cervera são vendidos para uma loja em Riad há quatro anos

​Coloridas e estilosas, as alpargatas da marca paulistana Cervera ganharam o mercado da Arábia Saudita há quatro anos. Os calçados são comercializados na loja Sands Steps, na capital Riad, que é abastecida com dois embarques anuais feitos pela empresa brasileira.

“Eles compram cerca de 400 a 500 pares a cada remessa”, conta Pietro Iaconelli, proprietário da Cervera. A marca entrou no país do Golfo depois que uma brasileira que mora lá levou os produtos da Cervera e os apresentou na loja de Riad.

Segundo Iaconelli, a Sands Steps costuma comprar os lançamentos das novas coleções lançadas pela Cervera, tanto das alpargatas básicas, que são de uso unissex, quanto das com plataforma, de uso feminino. “Temos estampas tropicais que são bem mais alegres. Eles gostam desse padrão”, afirma o empresário.

Atualmente, a Cervera exporta para dez mercados, sendo o Japão o principal destino das vendas externas. Da produção mensal de 10 mil pares, de 10% a 15% vão para as exportações.

De acordo com o empresário, a maior parte dos clientes externos da empresa é conquistada em feiras nacionais do setor de calçados, como Francal e Couromoda, que costumam atrair compradores estrangeiros.

No entanto, a empresa também está fazendo uma pesquisa de mercado junto ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo para buscar outros mercados, inclusive no mundo árabe. “Eu gostaria de exportar de 20% a 25% da minha produção”, diz Iaconelli.

Para se diferenciar dos concorrentes europeus, o empresário aposta no design de seus calçados. “Nossa moda é mais divertida, tem um gosto especial”, afirma. Os calçados da Cervera são feitos com solados de juta e cabedal que pode ser de tecido, couro ou seda. “Nosso produto é bastante natural. Tem um apelo bom para o consumo”, destaca Iaconelli.


+ Um Toque a +