Empresa mineira completa 10 anos vendendo queijo com sucesso pela internet

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de novembro de 2019 às 19:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao longo de 10 anos a Queijo d’Alagoa-MG acumula prêmios e mais prêmios em concursos no mundo todo

Nas montanhas altas e frias da Mantiqueira esconde-se a pequena cidadezinha de Alagoa, com pouco mais de 2.400 habitantes, no Sul de Minas Gerais. 

Nos últimos 10 anos o município ganhou reconhecimento nacional e internacional pela produção centenária de queijo, que rompeu as fronteiras e conquistou o mundo.

PIONEIRISMO

O ano era 2009. O senhor Batista Dias Pinto era mais um, entre os atuais 135 produtores de queijo, que tirava leite até de pedra para conseguir sobreviver no Rio Acima, zona rural de Alagoa. 

Dona Clarice, amiga da Dona Chica, esposa do Batistinha, pediu para seu filho, Osvaldo Filho fazer uma visita à família para tentar ajudar.

“O comprador pagava uma merreca no queijo e ainda dava cheque para 40 dias” confessa Seu Batistinha. 

O visitante voltou encafifado com a situação precária. Pensando nisso lhe veio um insight de vender queijo pela internet.

“Pensei: meu Deus, estou ficando louco! Vender queijo pela internet? E a voz repetiu dentro da minha cabeça: Venda queijo pela internet” relata Osvaldinho. 

Em novembro de 2009, com o apoio do SEBRAE Minas, nasceu a Queijo d’Alagoa-MG, pioneira na venda de queijo pela internet (site: www.queijodalagoa.com.br).

QUEIJO PREMIADÍSSIMO

Ao longo dos 10 anos a Queijo d’Alagoa-MG acumula prêmios e mais prêmios. Em 2013 recebeu o Prêmio de empreendedorismo e inovação José Costa, Troféu Araujo Modesto, da Fundação Dom Cabral e Diário do Comércio.

As premiações culminam no Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijo Brasil em 2017) e um dos Melhores Queijos do Mundo (Ouro no Mundial do Queijo do Brasil 2019; Prata 2019 e Bronze 2017 no Mondial du Fromage na França). 

Em junho de 2018 a “Queijo d’Alagoa-MG” foi finalista e recebeu o Prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa. 

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 

Além de movimentar a economia local o negócio do queijo também tem fomentado o turismo! 

Em 2014 recebeu o Troféu MG Turismo, do Jornal MG Turismo de BH, por atrair turistas à Alagoa. Em maio de 2019 a Queijo d’Alagoa-MG recebeu o Certificado de Excelência 2019 da TripAdvisor.

Na França, a Queijo d’Alagoa-MG também recebeu a Medalha da Guilde Internationale des Fromagers pelos benefícios econômico-sociais trazidos a Alagoa através da veiculação do queijo pela internet

Contribuiu para o prêmio o fato de resgatar a história, preservar a tradição, valorizar a cultura, agregar valor ao produto e ao produtor e fomentar o turismo. 

Segundo os Correios, é o contrato da Queijo d’Alagoa-MG que mantém a agência dos Correios aberta na cidade, sendo mais um benefício social à comunidade.

NO GOSTO DOS CHEFS

“É um sucesso tremendo. Sei que é muito trabalho, são 10 anos de muita luta. Estão levando o nome de Minas para o Brasil e o Mundo. Desejo muitas felicidades!” parabeniza o chef mineiro Edson Puiati.

O chef que mora em São Paulo, Guga Rocha, também felicita: “Parabéns pelo trabalho, pela transformação social, pela paixão pelo ingrediente, por fazerem, sem dúvida, um dos melhores queijos do mundo!”

Lá do Rio de Janeiro, a Chef Roberta Sudbrack suspira: “Parabéns, o queijo é uma joia rara, uma poesia”.

10 ANOS

Para comemorar o aniversário diversos produtos entre queijos, cafés especiais e azeite do site estão com descontos neste mês de novembro. 

Os turistas que visitarem a loja física, a primeira loja de Alagoa especializada em queijos artesanais, serão presenteados com um par de taças comemorativas ao decenário.


+ Gastronomia