Emoção e lágrimas marcam despedida ao bispo Dom Diógenes Silva Matthes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2016 às 10:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 21 de novembro, na Catedral Nossa Senhora da Conceição

Foi enterrado na manhã desta segunda-feira (21), na Catedral Nossa Senhora da Conceição​, no Centro de Franca, o corpo do Bispo Emérito Dom Diógenes Silva Matthes​, que faleceu no domingo (20). O sepultamento foi acompanhando por milhares de pessoas.

O velório e sepultamento do religioso lotou a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Do lado de fora, uma multidão aguardava em uma fila para poder dar o último adeus ao Bispo Emérito. De acordo com informações, milhares de pessoas participaram das cerimônias realizadas durante domingo e a manhã desta segunda.

Antes de iniciar o sepultamento, o bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto realizou a Missa de Corpo Presente, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Durante a celebração, o religioso destacou o legado deixado por Bispo Emérito Dom Diógenes Silva Matthes​. “Foram vários trabalhados deixados por Dom Diógenes para a comunidade católica de Franca e Região”, disse o Bispo. ​

História

Dom Diógenes Silva Matthes nasceu no dia 12 de outubro de 1931 na cidade de Caconde – SP, Filho de Gustavo Orlando Matthes e Aparecida Silva Matthes. Realizou os estudos preparatórios nos Seminários de Campinas-SP, Ribeirão Preto-SP e São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1957, na Catedral da Sé em São Paulo, pelas mãos de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira. Foi eleito Bispo de Franca no dia 11 de março de 1971 e sua Sagração Episcopal aconteceu no dia 11 de junho daquele mesmo ano.

Foi Pastor da Igreja Particular Francopolitana de 12 de junho de 1971 até 28 de novembro de 2006. No dia 29 de novembro de 2006 é aceito seu pedido de renúncia, por idade, pela Santa Sé, tornando-se Bispo Emérito de Franca.


+ Religião