Emissoras de Rádio AM de Franca tem 12 meses para mudança de frequência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de abril de 2016 às 13:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medida atinge as emissoras de AM Franca do Imperador, Hertz AM e Rádio Difusora

Emissoras têm prazo para mudar frequência de sintonia em Franca

​A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta sexta-feira alterações de canais de rádio em onda média, aprovadas recentemente pelo órgão. 

As frequências foram alteradas em Franca (Rádio Franca do Imperador, Hertz AM e Rádio Difusora) e também serão aplicadas nas cidades de Santana (AP); Constantina, Palmares do Sul e Porto Alegre (RS).

As emissoras francanas de AM (transmissão em Onda Média) ainda não informaram quais serão as novas frequências que usarão, mas certamente o novo sistema deverá causar transtornos até que os ouvintes contumazes das emissoras de localizem no novo sistema.

A tradição de conhecer as emissoras pelo prefixo (número que aparece no dial – sintonizador dos aparelhos analógicos ou digitais, é muito grande, pois esta é a única forma de sintonizar um determinado prefixo.

  • ​EMISSORA
  • ​FREQUÊNCIA
​Imperador ​920
​Hertz AM ​970
​Difusora ​1.030 (tem solicitação para migrar para FM)

As emissoras francanas que tiveram suas características técnicas modificadas dentro do novo Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Onda Média (PBOM) têm 60 dias para apresentar à Anatel suas novas características de operação.

Imperador, Hertz e Difusora também têm 12 meses para adaptação às mudanças. As emissoras operam com potência de 1.000 a 5.000 watts e ainda não se sabe que haverá necessidade de troca de transmissores ou apenas adaptação das frequências, cujos números ainda não foram divulgados. 

A Anatel ressalva que “as alterações aprovadas estarão sujeitas a retificação decorrente dos cálculos finais que serão procedidos pelo Bureau de Radiocomunicações (BR) da União Internacional de Telecomunicações (UIT)”.


+ Cotidiano