Em visitas pelo interior de SP, Márcio França promete pedágios mais baratos

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de setembro de 2018 às 12:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Candidato ao governo do estado também defendeu a modernização das escolas, para atrair os jovens

O candidato ao governo do estado pelo PSB, Márcio França, visitou neste domingo (2) quatro cidades do interior de São Paulo (Piracicaba, Limeira, Campinas e Jundiaí) e fez promessas para as áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança. O novo governador defendeu, por exemplo, a modernização das escolas, para atrair os jovens, e uma “revolução no ensino médio”, garantindo a todos os estudantes a possibilidade de cursos técnicos ou faculdade, ambos gratuitos.

Pela manhã, em Piracicaba, Márcio França falou sobre os pedágios das rodovias do estado, e deu boas notícias aos paulistas. O novo governador afirmou que esses custos aos motoristas “já caíram 30% e vão cair ainda mais”. “Quem ganhar as próximas licitações não terá que investir em infraestrutura, então o valor tende a ser reduzido em todo o estado”, disse.

Também prometeu investir pesado em segurança pública, uma das maiores preocupações do município. Para ele, a violência cairá se o governo atacar alguns pontos básicos, que fazem parte de suas propostas: “Melhorar a segurança para as pessoas, investir em tecnologia (câmeras) e garantir melhores salários para os polícias, além do alistamento civil de jovens de até 18 anos”, explicou.

Educação

O candidato defendeu no município de Limeira, na tarde deste domingo, três propostas para a educação no estado, entre as quais a modernização das salas de aula, com lousas digitais.  “Os meninos de hoje são acostumados a usar a internet, a mexer nos celulares. Não querem mais o modelo analógico dos quadros negros tradicionais. O garoto tem que querer entrar na escola e para isso elas precisam ser atuais.”

Outras duas metas do governo de Márcio França são zerar as filas das creches e promover uma “revolução no ensino médio”, com a garantia aos jovens de cursos técnicos ou vagas na faculdade. “Os rapazes atualmente entram desanimados no que antes chamávamos de colegial. Pensam: ‘Eu vou estudar por que? Se não consigo entrar na USP, na Unicamp, se não tenho dinheiro para ir para a faculdade?’.”

Para ele, só a oferta de opções gratuitas resolve esse problema. “No segundo ano do ensino médio todo mundo, já em 2019, vai ter direito a fazer uma escola técnica com cursos a distância. E, se quiser fazer faculdade de engenharia de produção, engenharia de computação, matemática, pedagogia, gestão pública, contabilidade e administração, vai poder fazer via Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), sem vestibular e de graça”, disse o novo governador de São Paulo.

Crianças com deficiência

França aproveitou a passagem por Campinas para reforçar seu compromisso em criar vagas em creches e assistência em saúde e educação às crianças com deficiência e suas famílias. Para ele, cuidar desse público é prioridade. “Você tem de parar alguma coisa e fazer isso para eles, não importa o que seja”, enfatizou. O novo governador foi recebido na cidade pela militância do PTB, partido que integra a coligação São Paulo Confia e Avança, no salão da Casa de Portugal.

Ele recordou em Campinas um dos atos que mais se orgulha em sua carreira política: a criação da Casa do Autista Maria Lúcia Felix, assim que assumiu a Prefeitura de São Vicente, em 1997. O espaço foi idealizado a pedido de uma moradora da cidade. Quinze dias depois de eleito, inaugurou o local. “Comigo, palavra dada é palavra cumprida. Crianças com deficiência não podem ficar sem atendimento.”

França é casado com a pedagoga Lúcia França, que dava aulas para crianças com deficiência em São Vicente. Foi com ela que aprendeu a valorizar essas famílias. “Normalmente, são mães abandonadas pelos maridos e que têm que, sozinhas, sustentar a casa”, disse recentemente.

Inaugurada em 2012, a Univesp saltou de 3 mil para 55 mil alunos na gestão França, que assumiu o Palácio dos Bandeirantes em abril, após saída de Geraldo Alckmin para concorrer à Presidência. “E vai crescer muito mais”, completou. Ao longo de suas caminhadas pelo estado, o candidato já anunciou que criará 145 mil novas vagas para a Universidade Virtual, chegando a marca 200 mil alunos a partir do ano que vem.

Creches

Sobre as creches, principal gargalo educacional dos municípios em todo país, França já antecipou seu compromisso em criar pelo menos 600 novas unidades. O foco em educação pode ser conferido por meio das ações do candidato à frente da Prefeitura de São Vicente, de 1997 a 2004. “Eu peguei a cidade com 6 unidades (de creche) e deixei com 80”, ressaltou em visita à Limeira.

Saúde

Terminando o dia, em Jundiaí, o candidato disse que é favor da ampliação do atendimento no Hospital Regional da cidade. “Ele hoje serve como referência, mas tem que ficar com as portas abertas, servindo às pessoas.”

O novo governador afirmou que vai atacar e zerar as filas de consulta e exames no sistema de saúde estadual, apesar de todas as dificuldades. “Hoje, São Paulo já recebe pacientes de fora do estado e do país. Recebemos venezuelanos, sírios e não podemos ignorá-los, precisamos atender a essas pessoas”, disse.


+ Política