Em noite pouco inspirada, Brasil perde para o Canadá e vaga é adiada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 07:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para entrar na principal disputa do basquete masculino, seleção terá que brigar por vaga em fevereiro

Ainda não foi desta vez que a Seleção Brasileira Masculina carimbou o passaporte para a China. Com um aproveitamento ofensivo de apenas 32% e sem conseguir neutralizar a defesa canadense, o time de Aleksandar Petrovic não repetiu a excelente atuação da última sexta-feira contra a República Dominicana e perdeu para o Canadá por 94 a 67 (45 a 34), no ginásio Wlamir Marques, no Corinthians. 

Com sete vitórias e três derrotas na competição, o Brasil precisa vencer pelo um dos dois jogos contra Ilhas Virgens e República Dominicana, fora de casa, na janela de fevereiro, para assegurar sua classificação.

O JOGO

Assim como na partida diante dos dominicanos, a Seleção começou errando demais no ataque. Já o ala-pivô Kyle Wiltjer estava com a mão quente e acertou seus dois primeiros arremessos de três para colocar o Canadá em vantagem. A diferença chegou a ser de cinco pontos, mas rapidamente o Brasil entrou no jogo. Liderado por Scott Machado, o time de Petrovic tomou a dianteira do marcador com dois lances livres do próprio armador. Os visitantes abusavam das bolas de três, e com um tiro certeiro de Conor Morgan a Seleção perdeu a liderança mais uma vez. Mas Benite também estava inspirado e anotou duas bolas de três seguidas.

Se contra a República Dominicana Lucas Dias e Marquinhos entraram bem e mudaram o ritmo do time brasileiro, nesta segunda-feira a dupla errou quatro arremessos de três. Leandrinho entrou no lugar de Benite no final e não teve tempo de fazer quase nada. O jogo só não escapou porque os tiros de longa distância dos canadenses passaram a não cair, e o Brasil sustentou a vitória parcial por 20 a 18.

Mas o pior estava por vir. Sem conseguir neutralizar o ataque adversário e desperdiçando um ataque atrás do outro, a Seleção viu o Canadá fazer 17 a 2 nos primeiros seis minutos do segundo período e abrir uma diferença de 15 pontos. Scott Machado acordou e com ele todo o time brasileiro. A diferente até caiu para sete pontos, mas os canadenses erravam muito pouco. Com um aproveitamento de quase 50% nos arremessos de quadra, a equipe do técnico Roy Rana foi para o intervalo vencendo por 45 a 34.

Se o primeiro tempo não foi como o torcedor que compareceu em bom número no ginásio do Corinthians esperava, o segundo tempo começou ainda pior. Benite até anotou os dois primeiros pontos da etapa final, mas se aproveitando de um sistema defensivo falho o Canadá novamente abriu 15 pontos após duas bolas de três dos irmãos Thomas e Phil Scrubb. Leandrinho descontou na mesma moeda e diminuiu o prejuízo, mas Wiltjer fez mais dois para o Canadá.

Se o Brasil seguia irreconhecível, o Canadá não tinha nada com isso. Petrovic tentava de tudo, mas mesmo com as mudanças feitas pelo treinador croata, nada dava certo. Do outro lado, as bolas canadenses continuavam caindo, e a diferença pulou para 21 a menos de dois minutos do fim do terceiro quarto. A Seleção lutava, mas o Canadá continuava errando muito pouco e com uma vitória parcial de 31 a 18 entrou nos 10 minutos finais vencendo por 24.

Mesmo com a vitória praticamente assegurada, o time canadense não diminuiu o ritmo no último período. Pelo lado brasileiro não faltou luta, mas o aproveitamento continuava muito abaixo do normal. As bolas do ala Marquinhos até começaram a cair, mas era tarde demais para pensar numa reação. Já com os titulares no banco, o Canadá só deixou o tempo passar para se recuperar da derrota para a Venezuela.


+ Basquete