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Mensagem falsa circula pelas redes sociais e WhatsApp anunciando a distribuição de alimentos pela Prefeitura
A Prefeitura de Franca alerta moradores para que fiquem atentos a criminosos que têm aproveitado a pandemia da Covid-19 para aplicar golpes com a falsa promessa de doações de alimentos pela internet em nome do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Segundo a Secretaria de Ação Social, além de não ser realizada pelo município, a prática também pode causar prejuízos às vítimas, que podem estar sujeitas a terem informações pessoais usadas indevidamente.
De acordo com denúncias, uma das mensagens falsas que circulam em redes sociais e chegam aos telefones celulares solicita ao morador que clique em um link suspeito após anunciar que o Cras está distribuindo alimentos nas casas das pessoas.
“Oi, passando para avisar que o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), juntamente com as coletas de doações feitas pelo prefeito está ajudando as famílias com doações de cestas básicas, por conta desse momento difícil da pandemia. (…) Eles estão entregando nos bairros através de um caminhão na sua residência em até 3 dias úteis. Não tá podendo buscar para evitar o risco de tumulto e contaminação com o vírus.”
De acordo com a secretária municipal de Ação Social, Eliete Neves, a administração municipal tem ajudado as famílias, mas que somente atende pelos canais oficiais. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9279.
Voluntários também podem comunicar iniciativas próprias de arrecadação pelo e-mail [email protected].
“Não temos nenhum site para ser acessado e todos os contatos para cadastrar as pessoas que estão necessitando de alimentos são através dos telefones da secretaria”, disse Eliete.
“Nosso alerta é para a população não compartilhar esse tipo de mensagem, porque pode ser um vírus que pode danificar o celular ou até mesmo captar seus dados e usar de maneira criminosa depois”, diz.
Eliete explica que, por dia, a secretaria tem recebido 250 solicitações de famílias que precisam de alimentos.
“Temos aqui uma central de cadastramento das famílias. Por telefone estamos fazendo um levantamento da situação individual. Estamos cadastrando as famílias de acordo com o número de filhos, aquelas que possuem idosos ou pessoas doentes na família”, explica.
O objetivo, segundo a secretária, é atender todos os pedidos.
“Estamos com algumas campanhas, estamos arrecadando alimentos, estamos trabalhando bastante com produtos de doação e estamos conseguindo na medida do possível fazer o atendimento de uma grande parte.”