Em Franca, 1º teste com gás de esgoto para abastecer um ônibus acontece dia 12

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2018 às 09:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Demonstração será feita em ônibus da Scania K280 6×2, de 15 metros, com capacidade de até 130 lugares

A Sabesp, a Scania e a Embaixada da Suécia, por meio do Business Sweden, realizam na próxima segunda-feira, 12 de novembro, em Franca, o primeiro teste de abastecimento de ônibus com o gás do tratamento de esgoto, produzido pela Sabesp.

A demonstração será feita em um ônibus da Scania K280 6×2, de 15 metros, com capacidade de até 130 lugares, e que faz parte da nova geração de veículos da multinacional sueca, desenvolvidos exclusivamente para abastecimento com combustíveis a gás (GNV e biometano).

A ação integra a programação das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e o Business Sweden com o intuito de fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras.

A demonstração será realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Franca, a partir das 14h.

MAIS INFORMAÇÕES

 A Suécia é precursora na implementação do biometano para abastecer a frota de ônibus urbanos do país. Por meio do conhecimento científico e dos incentivos do governo sueco, país onde 90% da frota de veículos movida a gás utiliza o biometano como combustível.

 A Sabesp é a quarta maior empresa de saneamento do mundo em número de clientes. São 27,9 milhões de pessoas atendidas diretamente em 369 municípios. Atua também em parceria com empresas privadas em mais 4 cidades. Possui a maior planta de produção de água de reúso do Hemisfério Sul e uma estação de tratamento de esgotos não domésticos. Suas ações são negociadas nas Bolsas do Brasil e Nova York, sendo o Governo do Estado de São Paulo o maior acionista, com 50,3%. Em abril de 2018, a Sabesp começou a usar o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa em Franca. Atualmente, o projeto da Sabesp é o maior da América Latina em produção de biometano para uso veicular gerado a partir do tratamento de esgotos. A Estação de Tratamento de Esgoto de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

A Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável. A empresa trabalha com propulsores a gás desde a época da Segunda Guerra Mundial. A experiência fez com que a Scania desenvolvesse uma tecnologia que deixa os motores a gás com o mesmo torque dos a diesel. A empresa anunciou a maior venda de sua história de ônibus urbanos que rodam exclusivamente com GNV e biometano. A Scania forneceu 481 ônibus para a frota do Transmilênio, sistema de Bus Rapid Transit (BRT) de Bogotá, na Colômbia.


+ Tecnologia