​Em Batatais, bandeiras alertam sobre áreas com infestação de dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 13:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bandeiras vermelhas nos bairros com alto grau de infestação do inseto alertam a população

Ideia é mostrar para a pessoa que a situação está critica na região (Foto Reprodução)

A Prefeitura de Batatais encontrou uma maneira diferente de lutar contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. 

Desde o começo de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde está colocando bandeiras vermelhas nos bairros com alto grau de infestação do inseto para alertar a população sobre o perigo do vetor.

“Percebemos que a população estava muito acomodada, então resolvemos adotar essa abordagem mais agressiva. Queremos passar para os munícipes que o Aedes não é brincadeira”, explica o secretário da Saúde, Ramon Gustavo de Oliveira.

Até agora, 16 bandeiras já foram hasteadas. A intenção do Poder Público é conscientizar os moradores para que eles erradiquem os criadouros do mosquito e, com isso, mudem gradativamente as cores das bandeiras para laranja (área de risco) e verde (área livre). 

“A ideia é mostrar para a pessoa que a situação está critica na região em que ela mora e pedir para cada um fazer a sua parte”, destaca o secretário.

Segundo o secretário da Saúde, as bandeiras vermelhas são fincadas nas regiões que apresentam Índice de Breteau (relação entre o número de recipientes positivos e o número de imóveis pesquisados) maior que 1.

No ano passado, Batatais registrou 433 casos de dengue. Entre os bairros mais afetados estão: Vila Santa Lídia, Francisco Pupim, Anselmo Testa, Alvorada, Central Parque, Altino Arantes, Dom Romeu, Adolfo Penholato, Luís Cândido Alves, Jardim Virgínia, Jardim Elisa e Santa Terezinha.


+ Saúde