Eles são narcisistas ou apenas autoconfiantes? Aqui está a diferença

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2019 às 19:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confiança é conhecer e apreciar suas próprias qualidades e valores. O narcisismo envolve exagero e obsessão

Se você é millennials, tira selfies e publica nas mídias sociais, pode se perguntar se é narcisista. Ou se essa pessoa confiante em sua vida realmente tem um distúrbio de personalidade narcisista. 

Mas e se lhe disserem que a pessoa que não está se vangloriando e batendo em seus peitos, mas está esgotando você com suas intermináveis ​​histórias de vitimização, pode ser o verdadeiro narcisista em sua vida? 

Os narcisistas podem ser ocultos; por exemplo, eles podem ajudar você com o quão miserável eles são, como se fosse uma competição. 

Os narcisistas podem até mesmo manejar a espiritualidade como uma arma ou aprender as regras da empatia para enganá-lo.

Isso levanta a questão: quem é realmente um narcisista e quem é simplesmente confiante?

Confiança versus narcisismo.

Confiança é conhecer e apreciar suas próprias qualidades e valor, e isso é uma coisa boa. O narcisismo envolve um exagero e obsessão pelas próprias qualidades e valores. 

Craig Malkin, Ph.D., especialista em psicologia narcisista e autor de Repensando o Narcisismo , afirma que todos nós temos algum grau de narcisismo.

A balança se inclina quando o narcisismo doentio é um vício em se sentir especial, que alguém não tem escrúpulos em mentir, trapacear ou roubar para obter esse nível. 

Aqui estão alguns pontos a serem considerados quando você está se perguntando se alguém é confiante ou narcisista.  

1. Como eles respondem ao sucesso dos outros?

Naturalmente, às vezes somos propensos a um pouco de inveja, especialmente se a pessoa com quem estamos nos comparando tem origens semelhantes, o que é muito diferente de invejar Bill Gates.

A diferença entre confiança e narcisismo é derrubarmos alguém. Os narcisistas exigem que os holofotes sejam lançados sobre eles o tempo todo. 

Portanto, mesmo que declarem publicamente que estão felizes por alguém (ou você), observe o que realmente dizem a portas fechadas.

Eles podem dizer coisas como: “Oh, eles são apenas sortudos” ou qualquer outra coisa para tentar anotar o sucesso de outra pessoa. 

Uma pessoa confiante sabe que diminuir a luz de outra pessoa não torna seu próprio brilho mais brilhante. Sim, às vezes uma pessoa confiante pode sentir inveja, mas não estará atacando amargamente as habilidades ou o caráter de alguém sem motivos. 

2. Eles realmente promovem o crescimento dos outros?

Uma pessoa confiante pode promover o crescimento dos outros, incluindo coisas simples, como dar aos outros espaço para conversar e brilhar. 

Um narcisista, por outro lado, pode parecer deixar você falar, mas desviará os holofotes de maneira obsessiva. 

Muitos narcisistas disseram suas táticas para dominar a conversa, até descreveram um manual passo a passo. 

Tente trazer à tona um tópico irrelevante obscuro e observe o narcisista fazer tudo a respeito deles. Ou, de maneira irada, desviar o assunto.

Sabe-se que os narcisistas montam armadilhas e cavam covas para os outros (por exemplo, tipos de personalidade sombria em posições de liderança deixam um rastro de destruição para os outros), tudo porque eles acreditam que precisam agarrar o máximo que puderem para não perderem.

Alguém confiante realmente cuida do seu bem-estar e interesses, permitindo que você brilhe independentemente deles.

3. Eles realmente têm empatia e compaixão?

Ter empatia por alguém vai além das respostas praticadas, como “Isso deve parecer uma merda”, para demonstrar que você pode se importar com o que alguém sente. 

Muitos narcisistas de sucesso aprendem cedo os roteiros sobre o que dizer sem significar nada – essencialmente a diferença entre empatia cognitiva e afetiva. 

Um sinal de empatia fingida é quando alguém responde com uma platéia genérica e depois passa a fazer tudo a respeito deles, como o sofrimento deles fosse maior que o seu ou como eles são mais resilientes. 

Outro sinal é quando eles começam a comparar suas respostas às suas, com uma frase dizendo: “Por que eu não sou assim?” Ou “Por que eu não fiz isso?” 

Caso contrário, eles forçarão algumas soluções e ajudarão a sua garganta, insistindo que eles saibam melhor.

Uma pessoa com genuína empatia e compaixão é capaz de ouvir, desejar-lhe tudo de bom e, talvez, oferecer uma mão amiga, se ela estiver ao seu alcance e você estiver aberto a isso. Eles pedem permissão.

4. Eles estão abertos a outras pessoas que têm opiniões diferentes?

Ouvir as opiniões de outras pessoas pode ameaçar os próprios fundamentos de como vivemos nossas vidas. 

Mas há uma diferença entre defender seus valores e forçar sua opinião sobre alguém. 

Um narcisista fará o último com você, mesmo que seja sobre os tópicos mais mundanos. 

Uma pessoa confiante não precisa estar certa o tempo todo. Mesmo que alguns tópicos possam causar desconforto, eles respeitam outras opiniões e escolhas de estilo de vida. 

Consequentemente, eles são capazes de permitir que suas opiniões mudem com o tempo e têm a humildade de reconhecer que estavam errados ou que um determinado sistema de crenças não se alinha mais com eles.

5. Eles são capazes de reconhecer a sorte e os privilégios?

Um narcisista gosta de mostrar como a sorte e o privilégio resultaram em oportunidades para os outros e geralmente são amargos com isso.

No entanto, eles subestimam ou descartam como a sorte e os privilégios abriram seu próprio caminho, demonstrando essencialmente padrões duplos. 

6. Eles são capazes de respeitar os limites?

O narcisista prospera em destruir limites. Faz parte de magoar os outros, e também faz parte de como eles se sentem superiores, sabendo que levaram alguém muito além de seus limites. 

Se o seu “não” não se alinha com os interesses deles, você “não sabe se divertir”. Ou então, “você é tão ingrato. Só estou tentando ajudá-lo.

Isso não quer dizer que uma pessoa confiante não possa empurrá-lo para fora da sua zona de conforto às vezes. 

Talvez seja tentar algo novo ou desafiar-se no crescimento pessoal ou profissional. Mas isso é sempre algo saudável, eles buscarão feedback para ajustar os parâmetros de sua interação e não o envergonharão.

Em essência, uma pessoa confiante pode aceitar não como resposta. 

7. Eles estão bem com suas vulnerabilidades?

Pessoas confiantes podem reconhecer os lados sombrio e claro de sua vida e de si mesmos; isso é autenticidade. 

Narcisistas muitas vezes não conseguem admitir suas falhas ou inseguranças, embora alguns possam aprender que “deveriam” fazer isso e brincar junto.

Outra maneira de os narcisistas lidarem com suas vulnerabilidades é fazer de tudo uma competição, criando essencialmente uma corrida.

Um narcisista tem que brilhar mais que você – e eles são ainda superiores em seus sofrimentos. Todos nós temos nossos períodos sombrios na vida. 

A diferença entre uma pessoa confiante e um narcisista é que a pessoa confiante compartilha suas experiências durante os tempos sombrios. 

Mas a vida secreta do narcisista está centrada em torno disso, e sua vida é frequentemente um acidente de trem em deterioração. 

Essencialmente, confiança é a capacidade de admitir que somos de fato deficientes em alguns aspectos – e talvez rirmos disso, em vez de deixar que isso nos defina ou ficar obcecado por ela. 

É saber que, embora a vida tenha seus inevitáveis ​​capítulos sombrios, eles podem se divertir com esperança e continuar a viver uma vida propositada.


+ Cotidiano