Eleitor com deficiência poderá transferir o voto a seções com acessibilidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 13:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Justiça Eleitoral disponibiliza mais de 12 mil seções eleitorais adaptadas em todo o Estado

Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida que ainda não votam em locais de fácil acesso podem solicitar a transferência de seus títulos para as seções eleitorais com acessibilidade.

Essas seções possuem infraestrutura adaptada para facilitar o exercício do voto pelo público que tenha quaisquer limitações físicas. São instaladas em locais com rampas e/ou elevadores, sem obstáculos e, preferencialmente, próximas a estacionamentos.

Para votar em um desses locais, o eleitor deve agendar uma data para comparecer ao cartório. No dia marcado, basta ir ao local designado levando consigo documento oficial, comprovante de endereço recente e o título eleitoral (se tiver). Serão indicados os locais próximos à residência do eleitor que possuem acessibilidade, para que ele faça a escolha e passe a votar na nova seção a partir da próxima eleição.

Seções com acessibilidade no Estado

O voto é um direito universal e facilitar o exercício do voto é um compromisso do TRE com todos os eleitores paulistas. Por isso, o Tribunal realiza um trabalho permanente para ampliar a acessibilidade nos locais de votação, especialmente em ano não eleitoral, quando todos esses locais recebem vistoria. Ao identificar uma barreira, são realizadas tratativas com a Prefeitura, Governo do Estado ou diretor de estabelecimento para que o problema seja resolvido até o ano da eleição.

Nas Eleições 2018, a Justiça Eleitoral paulista disponibilizou 12.035 seções com acessibilidade em todo o Estado, sendo 9.459 no interior e 2.576 na capital.


+ Política