Eduardo Machado, Bob Wyatt e Thiago Carreri lançam o “Scratch Trio”

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de junho de 2020 às 17:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Álbum traz composições próprias com diversas influências da música instrumental nacional e internacional

Nem a pandemia do novo coronavírus tem impedido o processo criativo de alguns músicos de Franca. 

Um deles é o baixista Eduardo Machado, que se uniu ao baterista norte americano Bob Wyatt e o guitarrista Thiago Carreri, e acaba de lançar o álbum “Scratch Trio”. “Trata-se de um trabalho todo autoral, mas dessa vez, numa vertente mais ‘jazzística”, comenta Eduardo.

 O “Scratch Trio” é resultado da união de três músicos de três gerações diferentes que se uniram para compartilhar composições próprias e, juntos, traçam um passeio em diversas influências da música instrumental nacional e internacional.

Desde Art Blakey e os grandes jazzistas americanos de Bob Wyatt, de Jaco Pastorius a Arthur Maia com Du Machado, chega em Toninho Horta e volta para os EUA, em John Scotfield com Thiago Carreri.

Músicos polivalentes com uma sólida trajetória e sonoridades únicas, construídas ao longo de extensas carreiras.

Somadas, são mais de 100 anos dedicados à música. Cada um a seu modo, e em seu caminho, se cruzam aqui numa mistura de sons, identidades e geografias. Essa mistura pode ser revolucionária, ou só um arranhão.

O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais, o vídeo também já está no Youtube e em breve estréia no canal de TV Music Box Brazil.

Confira o show do trio:

O TRIO

Eduardo Machado começou tocar baixo aos 12 anos. Foi aluno do renomado baixista Celso Pixinga no Baixo Mania (por 2 anos), também estudou no MI (Bass Institute Technology) em Londres e se formou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí em MPB e Jazz.

Considerado pela crítica especializada como um dos grandes nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo expressa em seu contrabaixo destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 28 anos como profissional da área e faz de sua familiaridade com a música, a harmonia pelos diversos estilos musicais que trabalha.

Já Bob Wyatt é mestre em “Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Graduação em Língua e Literatura Inglesas pela mesma Instituição.

Bob Wyatt reside no Brasil desde 1981, e já tocou com Paulo Moura, Leni de Andrade, grupo Pau Brasil (incl. Free Jazz Festival, 1985), João Donato, Maurício Einhorn (incl. Free Jazz Festival, 1985), Hélio Delmiro, Nivaldo Ornellas, Chet Baker (Free Jazz Festival, 1985) Idriss Boudrioua (Free Jazz Festival, 1986), Nelson Ayres, Proveta (Nailor Azevedo) e a Banda Savana, entre outros.

Formou, em parceria com Alexandre Mihanovich, a Banda ReBop, em 1992,que realizou apresentações no SESC Paulista, Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e em casas noturnas paulistanas, entre outros lugares.

De 1999 a 2007 foi integrante da SoundScape Bigband, inaugurada em 1999 por um grupo de músicos apaixonados pelo som das big bands antigas e atuais.

Organizada e coordenada por Junior Galante, Maurício de Souza e Bob Wyatt, a SoundScape é um grupo de profissionais altamente motivados pela procura da excelência musical e pelo desejo de preservar a arte e a técnica criadas pelos grandes nomes dessa forma de expressão musical.

Neste mesmo período, Wyatt fez parte do Nelson Ayres Trio, cujas apresentações incluem destaques junto às Orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo e Sinfonia Cultura.

E, por fim, Thiago Carreri, um músico multi-instrumentista, compositor e produtor, Thiago Carreri tem 20 anos de carreira e 4 discos autorais “Já Volto”(2010), “Correria”(2012), “Dorita”(2016) e “Transição”(2019). 

Já dividiu palco com artistas como: Arismar do Espírito Santo, Pery Ribeiro, Juarez Moreira, Heraldo do Monte, Pena Branca, Wilson Simoninha, Marcio Bahia, Eduardo Machado, Chico Oliveira entre outros. Atua também com produção musical e gravação.

Já participou de festivais como: Chorando Sem Parar – São Carlos-SP com, (Heraldo do Monte e Arismar do Espirito Santo), Copa Fest – Rio de Janeiro-RJ com (finalista com o álbum Correria), Moenda Instrumental – St Antonio da Patrulha – RS.(Apresentando a composição Primeiro Filho do álbum Já Volto). 

Atualmente, Thiago Carreri desenvolve um trabalho de pesquisa em Ritmos e Harmonia direcionado ao violão brasileiro.


+ Cultura