DPVAT indenizou 9.865 crianças e adolescentes até setembro, 36 vítimas por dia

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de outubro de 2019 às 16:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Maioria dos indenizados estava na condição de pedestre no momento do acidente

Até setembro deste ano, segundo números do Seguro DPVAT, 9.865 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, em todo o Brasil, foram indenizados em função de ocorrências de trânsito. Ou seja, uma média de 36 vítimas por dia. Em relação ao perfil, a maioria dos indenizados estavam na condição de pedestre no momento do acidente, concentrando 58% dos pagamentos. Porém, as estatísticas envolvendo passageiros são elevadas. As crianças que estavam dentro do veículo durante a ocorrência concentraram cerca de 42% das indenizações pagas. O percentual indica um quantitativo de 4.125 pagamentos para a faixa etária.

Tais dados refletem a importância e a oportunidade de levar educação sobre o trânsito aos menores de idade. “É essencial conscientizar as crianças sobre o trânsito, afinal, muitas delas serão motoristas no futuro. Além disso, elas já fazem parte desse cotidiano sendo pedestres, ciclistas e passageiras”, diz Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. “Desde 1999, o Cidade Portinho Seguro, projeto do Porto Seguro Auto, incentiva crianças de 5 a 12 anos a aprenderem e entenderem, de forma lúdica e educativa, como funciona o trânsito”, completa.

O Cidade Portinho Seguro, que já recebeu mais de 500 mil crianças, em mais de 90 cidades, funciona como uma minicidade, com bicicletas e veículos elétricos infantis, simulando situações comuns do dia a dia e fazendo com que as crianças aprendam, de forma interativa, comportamentos básicos no trânsito como: entender as sinalizações, atravessar a rua em segurança, direção segura de carros e bicicletas, além de uma aula sobre regras e leis para pedestres e motoristas. Os pequenos motoristas podem trafegar com carros elétricos e bicicletas, guiados por monitores, que orientam sobre a melhor conduta ao volante. “É uma forma de também conscientizar os pais por meio das lições que seus próprios filhos aprendem”, diz Jaime Soares.

Kids Festival

Entre os dias 25 e 27 de outubro, no São Paulo Expo (SP), o Cidade Portinho Seguro estará no Kids Festival, evento que há 13 anos reúne 85 mil famílias em Paris (França) e que será realizado no Brasil pela primeira vez. 


+ Trânsito