Diretor de Ensino manda tirar cartazes polêmicos da escola “Homero Alves”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de setembro de 2018 às 09:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição de imagens homoafetivas causou reação de pais e manifesto de deputado federal

A exposição de cartazes com proposta inicial de combater a homofobia foi encerada de forma espinhosa na Escola Estadual Homero Alves, no Centro de Franca.

A intenção inicial seria combater a homofobia, mas a forma com que tudo aconteceu acabou por incitar ainda mais reações violentas. Os cartazes traziam pessoas do mesmo sexo em situações de afetividade.

Isso causou a indignação de pais contrários à escola se manifestar em um assunto que é estritamente pessoal, como a sexualidade de cada um, em um ambiente frequentado prioritariamente por adolescentes com idades entre 11 e 17 anos.

Mas uma das imagens causou ainda mais alvoroço: um gay aparece no chão, ensanguentado, e sendo espancado por religiososos – pastores e padre – com a Bíblia Sagrada.

O caso chegou à Câmara Federal e, nesta quarta-feira, o deputado e pastor Marcos Feliciano fez declarações condenando a exposição e ameaçando interferir na questão.

“Muitos não concordam com essa exposição sendo colocada na escola de forma obrigatória. Não se combate o ódio com mais ódio, nem preconceito com mais preconceito. É uma grave agressão aos cristãos pastores e padres serem retratados nos quadros como assassinos, usando a Bíblia Sagrada como instrumento de tortura. É uma atitude, a meu ver, criminosa, infringindo o artigo 208 do Código Penal”.

Feliciano inclusive recomendou que pastores procurassem a Polícia Civil e afirmou que acionaria, “se fosse o caso”, o secretário de Estado da Educação para que fossem tomadas “medidas administrativas cabíveis”.

Coincidência ou não, no dia seguinte, quinta-feira, o diretor regional de Ensino, Marcos Amaral, determinou que a escola retirasse todos os cartazes e colocando a direção da escola à disposição dos pais para dar explicações necessárias.


+ Política