Dinheiro influencia em tomadas de decisões, aponta estudo holandês

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de maio de 2018 às 17:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
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Decisões e escolhas compõem a vida do ser humano. Cientistas descobrem como o dinheiro influencia

A vida é feita de decisões. Desde as
mais banais, como a seleção entre os pratos disponíveis em um cardápio, até as
mais complexas, como decidir em qual banco colocar as suas poupanças. Escolhas ocupam
grande parte do nosso dia. Muitas variantes podem influenciar a firmeza que
sentimos em relação a uma decisão feita. Um estudo liderado pelo neurocientista
Maël Lebreton, da Universidade de Amsterdã, na Holanda, se propôs a investigar
um deles: o dinheiro.

A precisão da confiança que temos em
nossas escolhas, respostas e ações pode ser muito importante. É por meio da
qualidade das nossas atitudes e da segurança que sentimos em relação ao que
fazemos que mostramos ao mundo o quão confiáveis nós somos.

O trabalho buscou concretizar o
impacto de recompensas em dinheiro na certeza que sentimos nesses momentos de
escolha. Afinal, como incentivos monetários podem influenciar a precisão do
sentimento de confiança de um indivíduo, sobretudo na hora de tomar decisões?

A pesquisa se baseou em uma tarefa na
qual os participantes deveriam analisar um par de imagens, conhecidas como
filtro de Gabor (pequenos círculos embaçados com listras pretas e brancas), em
uma tela de computador, e selecionar aquela com o maior nível de contraste
entre as duas. Então, lhes era apresentado um valor em dinheiro. Em seguida, os
pesquisadores pediam aos participantes que julgassem a probabilidade, em uma
escala de 50 a 100%, de sua escolha entre as duas imagens estar correta. Caso
estivessem certos, levariam para casa a quantia informada. O objetivo era
avaliar como a perspectiva de ganhar dinheiro influenciaria a precisão da
confiança que as pessoas sentiam em seu próprio julgamento.

A investigação científica descobriu
que a perspectiva de ganhos monetários aumentou a frequência com a qual os
participantes afirmavam ter confiança nas suas decisões. De forma simétrica, a
pesquisa revelou também que a possibilidade de perdas de dinheiro causara uma
diminuição no número de vezes em que as pessoas avaliadas relatavam ter certeza
de suas escolhas. O trabalho foi publicado na prestigiada revista científica
Science.

Os cientistas
constataram que os indivíduos, de forma geral, tendem a estimar que eventos
desejáveis (no caso do estudo, ganhar dinheiro) são mais prováveis do que os
indesejáveis. Esse sentimento pode levar ao excesso de confiança, o que causa
uma má calibragem da certeza que sentimos ao tomarmos decisões.


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