Dieta Sirtfood fez a cantora Adele emagrecer 45kgs – saiba como funciona

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 00:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Plano alimentar inclui vinho tinto, chocolate amargo e trigo sarraceno no cardápio, alimentos antioxidantes

Recentemente, a cantora inglesa Adele impressionou seus seguidores nas redes sociais ao publicar uma foto em que exibia os resultados de seu processo de emagrecimento. 

Foram 45 kg perdidos nos últimos meses, uma redução de peso atribuída à dieta Sirtfood e auxiliada pelo pilates. Mas o que é essa dieta? 

Criada por pesquisadores britânicos, a Sirtfood promete um emagrecimento por meio de restrição calórica e do consumo de alimentos que estimulem as sirtuínas, grupo de enzimas que melhoram o metabolismo, incluindo da glicose e do tecido adiposo. 

É o caso do trigo sarraceno, da couve tipo kale, do morango e até do chocolate amargo e do vinho tinto, normalmente excluídos de planos alimentares com esse objetivo. 

Trigo sarraceno é um dos principais alimentos da dieta Sirtfood

Apesar do sucesso da cantora, especialistas lembram que, para ter os benefícios, é preciso orientação médica ou de nutricionista antes de iniciar uma dieta, para assim receber as recomendações para um cardápio que considere as particularidades do organismo e da rotina de cada pessoa.

Segundo a médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) Andressa Heimbecher, ainda há poucas evidências científicas que corroborem os resultados da Sirtfood, especialmente se comparada a outras dietas mais fundamentadas, como é o caso da mediterrânea. 

No entanto, a endocrinologista comenta que, com esse plano alimentar, é possível alcançar resultados positivos quando se busca o emagrecimento.

“O interessante da Sirtfood é que os alimentos escolhidos são extremamente saudáveis. A pessoa entra em uma dieta com alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios e com restrição calórica que ativa as sirtuínas. A mais estudada é sirtuína 1, que tem o benefício de desinflamar o organismo e regular as etapas do metabolismo. Ela muda o jeito como o organismo vê inflamação e, ao fazer esse controle, proporciona vários benefícios, incluindo a diminuição do risco de desenvolver diabetes e doenças crônicas degenerativas”, explica.

A nutricionista Fernanda Mululo, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia, também argumenta que a Sirtfood pode promover emagrecimento, além de diminuição de processo inflamatório e resposta a estresse. 

O fato de recomendar alimentos benéficos, como vegetais, frutas, oleaginosas e até o chocolate amargo é outro aspecto interessante desse plano alimentar, segundo ela. Mas a nutricionista faz um alerta: apesar dos resultados positivos, um mesmo padrão alimentar pode não ser indicado para todas as pessoas.

“Essa proposta da dieta da sirtuína sugere uma associação entre restrição calórica e alimentos que a gente pode consumir no nosso dia a dia para uma alimentação saudável. Porém, essa restrição calórica não é individualizada, não leva em consideração a individualidade bioquímica de cada um. É proposta uma restrição de mil calorias e, depois, de 1,5 mil sem levar em consideração como é o estilo de vida da pessoa, o que faz de atividade física, como é o seu metabolismo e quais são seu peso e altura, por exemplo”, pondera Mululo.

Doutora em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP), Heimbecher acrescenta que, embora dietas para perda de peso com alimentos saudáveis melhorem a saúde, de uma forma geral, é preciso consultar um médico antes de começar. 

Deve-se realizar, por exemplo, exames de sangue para verificar níveis de glicose e colesterol, além das funções do fígado. Esse cuidado vale para qualquer pessoa e pode ser feito com até com um clínico geral ou um ginecologista.

Todavia, a atenção deve ser redobrada por indivíduos que apresentem alguma doença crônica. Nesses casos, é essencial conversar com o médico que faz o acompanhamento para saber se é possível aderir à dieta e quais os cuidados a serem tomados para evitar complicações.

“É necessário ter orientação e acompanhamento de nutricionista ou médico para fazer qualquer dieta que tenha restrição calórica, pois a pessoa pode ter fraqueza e desconforto. No caso de um diabético que usa insulina, é preciso cuidado com dietas muito restritivas. Já quem tem problema renal crônico não pode fazer consumo de grande quantidade de verduras. Em caso de doenças crônicas, é preciso conversar com o seu médico”, detalha a endocrinologista.

Com o apoio da nutricionista e da endocrinologista, explicamos a seguir como funciona a Sirtfood, alimentos que fazem parte da dieta, benefícios e pontos de atenção.

Como funciona

Baseada em restrição calórica e consumo de alimentos que estimulem a produção de sirtuínas, especialmente a do tipo 1, que está associada ao emagrecimento, a dieta é dividida em três momentos.

  1. O primeiro dura três dias e envolve o consumo de até mil calorias diárias.
  2. No segundo, devem ser consumidas até 1,5 mil calorias diariamente por uma semana.
  3. Após esses dois momentos, entra-se na etapa de manutenção, que não define um limite de ingestão calórica e passa a incluir mais os alimentos in natura. Concluído esse processo, os criadores da Sirtfood sugerem seguir usando os ativadores das sirtuínas na alimentação.

Nas duas primeiras etapas, com restrição calórica, está prevista a ingestão de fibras, além de receitas como o suco verde, que aumenta a saciedade. 

Os autores afirmam que, nos sete primeiros dias da Sirtfood, perde-se entre 3,2 kg e 3,5 kg. Contudo não é possível garantir que essa redução acontecerá igualmente para todos os indivíduos que aderem à dieta. 

É preciso considerar as particularidades de cada pessoa e os fatores que podem interferir nesse processo.

O que faz parte da dieta

No plano da Sirtfood são incluídos alimentos que estimulam a produção de sirtuínas, como trigo sarraceno, cúrcuma, cebolas, pimentão de olho de pássaro, salsa, rúcula, couve, chicória vermelha, maçã, limão, frutas vermelhas como morango e amora, tâmara, soja, oleaginosas, alcaparras, azeite de oliva extravirgem, café, chocolate amargo e vinho tinto. 

Há ainda o matchá, uma forma de preparo de chá verde mais concentrado.

O que evitar

É importante restringir o consumo de açúcar, trigo branco (incluindo a farinha de trigo) e alimentos industrializados.

Benefícios

O consumo de alimentos que estimulem as sirtuínas está associado a resultados como:

  • Estímulo à perda de peso e ganho de massa muscular, decorrente do melhor funcionamento do metabolismo do tecido adiposo;
  • Diminuição de processos inflamatórios, podendo contribuir inclusive para evitar o risco de desenvolver doenças crônicas degenerativas, como diabetes;
  • Melhora da resposta ao estresse;
  • Aumento do consumo de alimentos saudáveis e incentivo a uma reeducação alimentar. 

Malefícios

Como qualquer plano alimentar não individualizado e considerando o fato de que envolve uma restrição calórica grande, a Sirtfood também pode ter impactos negativos sobre o corpo e saúde, e não apenas de portadores de doenças crônicas. 

Essa prática pode resultar em:

  • Deficiência de vitaminas no longo prazo;
  • Alterações psicológicas e físicas, como mudanças de humor, depressão, fadiga e dores de cabeça;
  • Alguns indivíduos correm o risco de desenvolver um quadro de compulsão. Quando já sofrem com esse problema, essa condição pode ser piorada.

Portanto, é essencial conversar com médico ou nutricionista antes de começar uma dieta para evitar complicações como essas.

Estilo de vida

Mululo lembra que, por mais que a perda de peso possa acontecer com a Sirtfood, como resultado do aumento da sirtuína, também alcançado com práticas como jejum e atividades físicas, esse processo de diminuição dos quilinhos não depende exclusivamente da dieta. 

Emagrecer requer atenção à alimentação e ao estilo de vida, mas também a aspectos emocionais e psicológicos, entre outros fatores. Além disso, é preciso cautela com propostas de planos que estimulam apenas o consumo de um tipo específico de alimento.

“Às vezes as pessoas têm a tendência de considerar um único fator para resolver a perda de peso. Mas não existe um tipo de comida ou bebida que seja salvador do emagrecimento”, observa.

Ela acrescenta que, mesmo no caso da Sirtfood, que permite o consumo de chocolate amargo e vinho, esse uso não é indiscriminado, mas dentro das recomendações de restrições calóricas.

A endocrinologista acrescenta ser importante mudar o estilo de vida, incluindo a alimentação e a prática de exercícios físicos, no longo prazo. 

Não adianta adotar hábitos alimentares mais saudáveis propostos por planos temporários e depois retomar maus comportamentos anteriores. 

Contudo, ela acredita que dietas da moda que preveem consumo de alimentos saudáveis, como é o caso da Sirtfood, podem ser um incentivo para os indivíduos fazerem melhores escolhas no futuro.

“Essas dietas acabam ensinando a comer melhor. A partir do momento que a Sirtfood tira o pão branco, que aumenta o nível de insulina, e troca por um pão de farinha de trigo sarraceno, que é muito saudável, muda a dieta e dá mais qualidade de vida. Também há recomendação para fazer o suco verde, cuja ideia é garantir saciedade ao longo do dia, e leva alimentos como couve, rúcula, salsinha, gengibre e maçã. Acredito que pode ser uma inspiração para uma reeducação alimentar, de olhar para o alimento e preferir, de fato, uma couve ou uma rúcula, em vez de colocar uma batata-frita no prato”, considera.

Pontos de atenção

  • Consulte sempre um médico ou nutricionista para ter orientações sobre mudanças no plano alimentar, incluindo a Sirtfood, especialmente se apresenta alguma doença crônica;
  • Lembre-se de que, apesar de poder ter resultados efetivos quando o assunto é perda de peso e incentivar o consumo de alimentos saudáveis, ainda não há muitas pesquisas científicas que suportem os resultados da Sirtfood;
  • Considere que alguns alimentos propostos por dietas como essa podem depender de sazonalidade ou até mesmo de localidade. Portanto, ao consultar nutricionista sobre planos alimentares, esses fatores também são levados em conta pelo profissional;
  • Ainda que a dieta recomende o consumo vinho tinto dentro de um plano de restrição calórica, atente para esse uso. Bebidas alcoólicas têm calorias e podem estimular o ganho de peso. Sem contar com o efeito nocivo de causar dependência química ou mesmo outros impactos à saúde, inclusive quando há abusos no uso de álcool antes ou após a prática de atividades físicas. Moderação é sempre a palavra-chave;
  • Associe os benefícios do consumo de alimentos que estimulem as sirtuínas à prática de atividades físicas, que também têm esse impacto. No caso da cantora Adele, informações divulgadas por tabloide britânico indicam que a cantora combinou a Sirtfood com a prática de pilates;
  • Sempre que aderir a uma dieta, aproveite para promover uma reeducação e adotar uma alimentação saudável. Assim, é possível alcançar uma perda de peso sustentável.

Fonte: G1​


+ Nutrição