Dieta com bastante ovos não ataca o coração e nem ocasiona ganho de peso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de maio de 2018 às 09:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O estudo estendido rastreou uma ampla gama de fatores de risco cardiovascular

Pesquisadores da Universidade de Sydney querem esclarecer conselhos dietéticos conflitantes sobre o consumo de ovos, já que um novo estudo descobriu que ingerir até 12 ovos por semana durante um ano não aumentou os fatores de risco cardiovascular em pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2. Uma dieta saudável como prescrita no estudo enfatizou a substituição de gorduras saturadas (como a manteiga) por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (como abacate e azeite de oliva).

O estudo estendido rastreou uma ampla gama de fatores de risco cardiovascular, incluindo colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial, sem diferença significativa nos resultados entre os grupos com alto consumo de ovo e o de baixo consumo.

Enquanto os próprios ovos são ricos em colesterol dietético – e as pessoas com diabetes tipo 2 tendem a ter níveis mais altos do colesterol “ruim” de lipoproteína de baixa densidade (LDL) – este estudo apóia pesquisas existentes que mostram que o consumo de ovos tem pouco efeito sobre os níveis de colesterol no sangue das pessoas que os comem.

Os ovos são uma fonte de proteínas e micronutrientes que podem ajudar vários fatores de saúde e dietéticos, incluindo auxiliar a regular a ingestão de gordura e carboidratos, a saúde dos olhos e do coração, vasos sanguíneos saudáveis e gestações saudáveis. As diferentes dietas dos ovos também parecem não ter impacto no peso.


+ Cotidiano