​De indicado a jurado: Diego Figueiredo é escolhido para participar do Grammy

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de agosto de 2020 às 17:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2020, Diego Figueiredo concorreu na categoria de melhor arranjo e agora é escolhido para ser jurado

Diego Figueiredo, que está prestes a lançar mais um trabalho em sua carreira, recebeu nesse mês um glorioso convite da Academia de Gravação dos Estados Unidos (Recording Academy). Ele foi indicado para ser jurado, em 2021, da próxima premiação.

O artista francano tem origens de família de musicistas, já que a avó tocava piano e o pai violão. Foi aluno do Conservatório de Tatuí e o gosto pela música brasileira fez desse jovem um dos mais importantes profissionais do país.

Além da guitarra e do violão, Diego também estudou piano e contrabaixo. Diego executa guitarra, baixo, viola, percussão e bandolim, participou em vários discos como instrumentista.

Entre suas conquistas está a de 2001 o 2º lugar no Prêmio Visa de Música Brasileira e foi finalista do Prêmio Icatu Hartford, no Rio de Janeiro. Ele foi ainda premiado por duas vezes no Festival de Montreux (2005 e 2007) – fato inédito a um profissional brasileiro. 

Pelo conceito e sua participação em mais de 70 países, Diego Figueiredo recebeu o convite da Grammy Award. 

O QUE É O GRAMMY 

A criação do Grammy Award remonta ao ano de 1957, quando sete empresários da indústria musical foram convocados para indicar nomes para compor a Calçada da Fama, no distrito de Hollywood (Los Angeles), onde decidiram uma forma de recompensar talentos e contribuição no ramo musical, sem considerar o desempenho de vendas ou posição nas paradas de sucesso, conforme faziam as instituições do cinema.

Grammy Award é uma cerimônia de premiação da “Academia de Gravação” dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical.

É considerado um dos quatro principais prêmios anuais de entretenimento americano, juntamente com o Óscar (cinema), o Emmy (televisão) e o Tony (teatro)

Em 1971, Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para transmitir a cerimônia e organizou a primeira emissão ao vivo.

A Academia de Gravação, é a única associação a homenagear tanto o âmbito de conquista artística, quanto a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, não considerando as vendas de álbuns e as paradas de sucesso.

A primeira cerimônia do Grammy Awards foi realizada em 4 de maio de 1959, para homenagear e respeitar as realizações musicais de artistas no ano anterior. Após a cerimônia de 2011, a Academia revisou muitas categorias da premiação.


+ Cultura