Dicas e oportunidades para jovens que buscam o primeiro emprego

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de agosto de 2017 às 08:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jovem Cidadão oferece estágio remunerado em empresas ou entidades sem fins lucrativos

Conseguir emprego não está fácil para ninguém, mas para os jovens a dificuldade é ainda maior. Para dar uma força à juventude que quer mostrar o seu valor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, tem dois programas sobre medida: o Jovem Cidadão e o Aprendiz Paulista.

Jovem Cidadão oferece estágio remunerado em empresas ou em entidades sem fins lucrativos. O programa permite ao jovem ter o primeiro contato no mercado de trabalho, e, pelo aprendizado, adquirir habilidades específicas e a experiência necessárias.

Podem participar estudantes de 16 a 21 anos que estejam regularmente matriculados e com frequência confirmada no Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino.

A inscrição para o Jovem Cidadão deve ser feita na secretaria da escola ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que também pode ser utilizado pelas empresas para oferecer vagas de trabalho.

A contratação do aprendiz não é feita em regime de estágio, mas CLT, por meio de um contrato especial por tempo determinado e registro em carteira profissional. O programa oferece bolsa-auxílio e seguro de vida e acidentes pessoais, pelo Governo do Estado.

A empresa paga um valor mínimo por hora, mais vale-transporte. O estágio tem duração de seis meses, prorrogados por igual período, com carga horária de quatro, cinco ou seis horas diárias.

Desde o ano de criação, 2009, até o presente momento, o programa atuou em 582 municípios empregando um total de 8.538 jovens.

Aprendiz Paulista
O Aprendiz Paulista é dirigido para jovens entre 14 e 24 anos, que estudam nas Escolas Técnicas (Etec) do Centro Paula Souza

As vagas são intermediadas pelo sistema Emprega São Paulo, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, e estão disponíveis no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br

O programa está previsto na Lei 10.097/00 e Decreto 5598/05, que determinam a reserva de pelo menos 5% e no máximo 15% das vagas existentes em empresas de médio e grande porte para jovens aprendizes. 

Não se trata de estágio, mas de contrato especial pela CLT, por tempo determinado com registro na carteira profissional.


+ Educação