Diário Grande ABC mostra belezas de Sacramento, Rifaina e Igarapava

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de junho de 2018 às 07:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reportagem sobre Sacramento, que destaca demais cidades, foi escrita pela jornalista Miriam Gimenes

Quando se fala em viagem para Minas Gerais, a primeira coisa que vem à mente são os destinos cheios de história. É bem verdade que existe muito dela por lá, mas há também opções para se aproximar da natureza e se sentir desafiado, curtindo esportes de aventura.

E é justamente para quem quer este tipo de viagem a sugestão de Sacramento, cidade do Triângulo Mineiro. Ela, que tem pouco mais de 23 mil habitantes, é famosa para quem gosta de ecoturismo e de atrações que causem adrenalina, o que ajuda a curtir suas belezas naturais.

A cidade é uma das portarias do Parque Nacional da Serra da Canastra, juntamente com outras cidades mineiras como São Roque de Minas, São João Batista e São José do Barreiro. O parque, por ser rico em cachoeiras, lagos, fauna e flora – onde também está a nascente do Rio São Francisco – é um dos principais do País.

E as cachoeiras são um capítulo à parte por lá. Ao todo são mais de 200, sendo a principal delas a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros de altura. É a maior queda livre do São Francisco. Os turistas que a frequentam são atraídos não só para banho, mas também para fazer ecoturismo, trilhas e birdwatching (passeio para observação de aves em seu habitat natural).

Outra bastante famosa por lá é a Azulim, que tem 10 metros de queda. Um dos esportes mais praticados no local é o canionismo, ou seja, a exploração de cânions. A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos. O slackline, adaptado para ser praticado sobre a água, é outro esporte que leva turistas ao local. Outras cachoeiras conhecidas e abertas à visitação são a São João Inácio (17 metros de queda) e a Parida (15 metros de queda). A cidade também é repleta de represas, entre elas a Rifaina, Igarapava, Jaguara e Peixotos.

Outro ponto turístico local é a Gruta dos Palhares, conhecida por ser a maior de arenito da América Latina e descoberta em meados do século 19. É belíssima. Tem uma profundidade de aproximadamente 450 metros e em seu primeiro vão comporta cerca de 5.000 pessoas.

Em cada uma das dobras da rocha existem centenas de ninhos e lá podem ser vistos filhotes de maritacas, papagaios, andorinhas, entre outras aves.

HISTÓRIA
Mas como falamos de Minas, não é possível deixar de sugerir também uma igreja. No caso de Sacramento, que tem construções dos séculos 18 e 19, o destaque vai para a Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, inaugurada em 1920. Foi na cidade também que foi construído o primeiro centro espírita do País.

Quem quiser se aprofundar sobre a história da cidade, a opção é visitar o Museu Histórico Coralia Venites Maluf. Ele possui um acervo que conta sobre sua fundação e a consolidação como município. Em suas dependências há, por exemplo, o telefone de parede mais antigo da cidade.

E opções de hospedagem por lá não faltam. Uma delas é o hotel Samba Sacramento, localizado próximo à Gruta dos Palhares e da Serra da Canastra, com diárias a partir de R$ 125. Mais informações em www.sambahoteis.com. A outra é o Hotel Fazenda Portal da Canastra (www.fazendaportaldacanastra.com.br), com atrações para toda família.


+ Cotidiano