Dia Internacional da Família: 1º Ciclo de Palestras acontece nesta sexta, 31

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de maio de 2019 às 20:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gratuito e aberto a toda comunidade, evento terá início às 8h, na Casa do Advogado de Franca

O advogado Thales Branco Gonçalves, presidente da Comissão de Direito das Famílias e das Sucessões e responsável pelo evento

​Franca recebe nesta sexta-feira, 31 de maio, o 1º Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia Internacional da Família. Aberto ao público em geral, o evento que acontece na Casa do Advogado de Franca, é uma realização da Comissão de Direito das Famílias e das Sucessões da 13ª Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Segundo o advogado Thales Branco Gonçalves, presidente da Comissão de Direito das Famílias e das Sucessões e responsável pelo evento, apesar de ser aberto a todos, o ciclo de palestras tem como público-alvo advogados, assistentes sociais, psicólogos e alunos de graduação. “As palestras têm como objetivo estudar e abordar os seguintes temas: a afetividade sob a ótica da Psicanálise e do Direito; as novas famílias no Direito Brasileiro; a importância do afeto para o desenvolvimento do ser e das Famílias; e a forma pela qual o Direito está amparando as novas famílias e enfrentando a afetividade”, explica Thales.

O 1º Ciclo de Palestras será aberto às 8h e às 8h30 terá a primeira palestra, com Edwirges Elaine Rodrigues, doutoranda em Direito Civil, mestra em Direito, especialista em Direito Processual Civil e professora de Direito Civil, que abordará “O pluralismo familiar e os novos paradigmas do afeto”.

A segunda palestra do dia ficará a cargo da psicóloga, mestranda em Linguística com foco nos estudos foucaultianos sobre discurso e corpo, Bianca Ellen Alves Santo, que discorrerá sobre “O afeto sob a ótica da Psicanálise e do Direito”. Sobre o mesmo assunto também falará o advogado, mestre em Linguística, doutor em Língua Portuguesa, professor universitário e da Escola Superior de Advocacia, vice-presidente da OAB Franca e autor de livros, Acir de Matos Gomes.

Às 11h será a vez da palestra “O impacto da separação nos filhos e suas respectivas consequências emocionais, biológicas e jurídicas”, com Carla Andrea Pereira de Rezende, advogada, doutoranda no Programa de Promoção da Saúde, mestre em Linguística, presidente das Comissões de Direitos Infanto-juvenis e da OAB-Concilia.

Após o intervalo para o almoço, o evento será retomado às 13h30, com a palestra “O serviço de acolhimento em famílias acolhedoras”, com a assistente social, servidora pública municipal atualmente lotada no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Eliete Maria Neves.

A segunda palestra da tarde ficará a cargo de José Rodrigues Arimatéa, mestre em Direito Público, docente da Escola Paulista de Magistratura e juiz titular do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de conselheiro da Associação Paulista de Magistrados. Ele falará sobre “O afeto nas ações judiciais”.

Em seguida, às 15h30, haverá sorteio de livros, brindes e ações dos patrocinadores.

Às 16h, será a vez do advogado, doutor em Direito, professor de Direito da Família na Faculdade de Direito de Franca e na Universidade do Estado de Minas Gerais, Frederico Thales de Araújo Martos discorrer sobre “Alienação Parental no diálogo do direito com a arte”.

E para encerrar o 1º Ciclo de Palestras, Mário Luiz Delgado, doutor e mestre em Direito Civil, especialista em Direito Processual Civil, professor de mestrado e doutorado, e de cursos de especialização em Direito, além de advogado e pareceirista, abordará o tema “Os reflexos da afetividade no Direito das Sucessões”.

O evento emitirá certificado de participação.


+ Cotidiano