DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de agosto de 2017 às 09:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Nesta próxima sexta feira, dia 01 de setembro, é comemorado o dia em que foi regulamentada a profissão, por meio da Lei Federal 9.696/1998. Um dia que é celebrado por todos os profissionais da área, onde várias empresas do setor promovem diversas ações com o intuito de reforçar a importância desses profissionais junto a sociedade.

Por se tratar de uma carreira ainda muito nova (menos de 20 anos), muitas pessoas ainda não sabem o real potencial desta categoria na saúde das pessoas, pois quando se fala em Educação Física, a primeira imagem que vem a cabeça é a do professor que atua em academia ou dos técnicos esportivos.

Mas o que pouca gente sabe é que podemos encontrar profissionais desta área em hospitais, clínicas, spas e centros de reabilitação. Nossa atuação é bem ampla, onde podemos navegar pelas áreas do fitness, do esporte, da escola e da saúde pública.

O investimento mais barato que podemos fazer pela nossa saúde é na prevenção, justamente o campo de trabalho do profissional de Educação Física, onde ainda podemos atuar de forma multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e médicos.

Até numa simples festa você pode encontrar um profissional da área, pois a recreação também é uma das diversas áreas de atuação destes profissionais, pois brincar é coisa séria. As brincadeiras são os primeiros exercícios das crianças, e cada brincadeira tem um propósito, uma finalidade em desenvolver ou estimular alguma capacidade funcional, seja ela física, psíquica, cognitiva ou social. Por isso, as aulas de educação física escolar são repletas de atividades, como jogos, brincadeiras e gincanas.

Nosso instrumento de trabalho é o movimento, seja num exercício, numa brincadeira ou num gesto esportivo. Nossa finalidade é a formação integral dos indivíduos, onde cada um possa se expressar, unindo corpo e mente, se posicionando na sociedade e convivendo em harmonia, ajudando a formar verdadeiros cidadãos.

Aos interessados em ingressar nesta carreira, a formação de um profissional começa na graduação, que dura 4 anos, onde Anatomia, Biomecânica, Fisiologia (humana e do exercício) e Cinesiologia são as principais disciplinas. Outros conhecimentos como noções de Nutrição, Primeiros Socorros e as metodologias esportivas e das atividades fitness são agregadas ao futuro profissional, que terá sua atuação regida pelo Sistema CONFEF/CREF, que engloba o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física. É similar ao CRM do médico ou a OAB dos advogados.

É um trabalho que exige muito fisicamente, e além disso, para ser um bom profissional é imprescindível gostar de gente, de cuidar das pessoas. É um trabalho que também envolve muitos aspectos psicológicos, pois lidamos com a auto estima das pessoas, suas dores e frustrações. Mas quando é bem feito, podemos ajudar a reescrever muitas histórias.

Podia te contar muito mais sobre esta área que escolhi, sobre este trabalho que amo tanto, mas vou parar por aqui. Mas caso você queira saber um pouco mais, é só entrar em contato por e-mail ou nas minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Viva o Profissional de Educação Física!!
Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes