Dia das bruxas…

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 31 de outubro de 2016 às 18:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Hoje, 31 de Outubro é o dia mundialmente conhecido como Halloween, dia das bruxas, festa típica dos países anglo-saxônicos, como Canadá, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos.

Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro, chegando em vassouras voadoras para uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformando-se em várias coisas e causando todo tipo de transtorno. 

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se misturaram com as histórias contadas pelos índios norte-americanos e mais tarde com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Há lendas que citam que as bruxas podem transformar-se em gatos e outras que dizem que os gatos são, na realidade, espíritos de pessoas mortas.

O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pode ser vista em escolas de inglês, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado.


+ Religião