Dez tecnologias que estão com os dias contados, seja mais cedo ou mais tarde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de novembro de 2016 às 11:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De telefone fixo até aparelho de fax, passando por desktop e internet com fio, tudo isso vai deixar de existir

1 | 10 Telefones fixos

Segundo um estudo de março de 2014 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 45,6% das residências brasileiras já não possuem telefone fixo. Nos Estados Unidos, outra pesquisa de 2013 indicou que 41% das residências também já o abandonaram. Esse número só deve aumentar nos próximos anos e o telefone fixo pode se tornar história. O culpado, você deve imaginar, é o uso crescente do celular.

2 | 10 Fax

Você pode se perguntando: “Mas o fax já não morreu?”. Na verdade, ele ainda é bem utilizado em algumas empresas e por advogados, que precisam sempre trocar documentos com assinaturas. Essas assinaturas, no entanto, estão sendo trocadas por alternativas como as assinaturas digitais.

3 | 10 Internet com fio

É bem provável que na sua casa ou no escritório você use um roteador para não precisar conectar seu computador a cabos, mas a internet ainda chega à sua casa por meio de fios. Com a expansão do 4G a velocidades bem próximas da banda larga, no entanto, é bem possível que no futuro os cabos cedam espaço para as redes móveis. Alternativas como o Project Loon e o Internet.org do Facebook prometem levar a internet sem fios para regiões do planeta que ainda não possuem acesso a ela.

4 | 10 Despertadores

Graças ao seu smartphone, você já pode aposentar seu despertador. Não faz sentido ter mais um aparelho se seu celular pode executar a mesma função, muitas vezes até melhor, certo?

5 | 10 GPS

Não é o uso do GPS que deve acabar em breve, mas sim os dispositivos dedicados a essa função. Mais uma vez, o culpado é o seu smartphone, que pode executar qualquer função de um GPS convencional, com a vantagem de se integrar a outros aplicativos, como sua agenda de compromissos.

6 | 10 Câmeras e filmadoras

As câmeras em smartphones estão cada vez melhores. Elas já são capazes de substituir boa parte das antigas câmeras e filmadoras, além de oferecer filtros, compartilhamento das fotos e muito mais. Claro, as câmeras profissionais ainda têm uma qualidade muito superior e devem continuar no mercado por bastante tempo.

7 | 10 Discos rígidos

Seu computador vai continuar precisando de um dispositivo para armazenar dados, mas os atuais HDs (Hard Drives) estão cedendo espaço aos SSD (Solid State Drive), que são muito mais rápidos e mais duráveis. Por enquanto, eles ainda são consideravelmente mais caros, mas o preço está caindo a cada ano e os HDs estão com os dias contados.

8 | 10 Desktops

As vendas de notebook já superam a de computadores de mesa há alguns anos. Algumas das maiores empresas do ramo já até mesmo decidiram encerrar a produção de desktops, já que as vendas continuavam a cair a cada ano. A tendência não parece que vai parar e, em alguns anos, mesmo em empresas, o desktop deve se tornar peça de museu.

9 | 10 Números de telefone

Pense comigo: quantos números de telefone você ainda sabe de cor? Provavelmente poucos. Também é possível que você tenha usado cada vez menos seus planos de voz do celular, já que os serviços de VoIP como Skype, Messenger e WhatsApp tem ganhado espaço.

10 | 10 DVD

Alguns laptops já estão sendo vendidos sem nenhum leitor de discos ópticos. Nem mesmo Blu-ray. Serviços de streaming de música e vídeo como Spotify e Netflix e serviços de armazenamento na nuvem cada vez mais baratos podem fazer com que o DVD e do Blu-Ray tenham o mesmo destino do disquete. 


+ Tecnologia