​Deus quer, o homem sonha, a obra nasce

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2017 às 15:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sonho seria nada mais do que a realização de um desejo reprimido

O tema desse artigo está nos versos do grande poeta Fernando Pessoa. O ser humano é dotado da incrível magia de sonhar. Quando crianças sonhamos com aquele brinquedo da vitrine, na adolescência com o amor proibido, na juventude com a faculdade e quando adultos, geralmente, sonhamos com um casamento feliz, com a casa própria, com o carrão na garagem e com uma família harmoniosa.

Sonhos! De onde eles vêm? Por que sonhamos?

São vários os estudos e diferentes respostas. A psicanálise explica o sonho como uma busca de solucionar conflitos e anseios que não foram plenamente satisfeitos no dia-a-dia. Freud acreditava que o sonho é uma forma particular de pensamento, que só se torna possível devido as condições favoráveis do sono. Resumindo, o sonho seria nada mais do que a realização de um desejo reprimido.

Mas espera um pouco. O que estou a escrever? Eu não quero ocupar um espaço com um artigo científico sobre sonhos, na verdade, eu quero é mostrar o lado bom do sonho.

Você sabia que tem gente que sonha alto? É isso mesmo, tem gente que sonha com a paz mundial, com a erradicação do analfabetismo, com empregos, moradias e comida para todo mundo. Tem gente que sonha em se tornar presidente para deslumbrar os sonhos descritos se tornarem reais, mas, neste caso, basta pouco tempo para isso tudo se tornar pesadelo…

Qual é o tamanho do seu sonho?

Qual é o seu? Ele é pequeno, médio, grande e parece impossível? Não importa o tamanho, mas que ele seja colorido. É isso aí, abuse, sonhe bastante, voe alto e sinta a alegria de como seria ver seu sonho realizado. Eu sempre digo um ditado: “Para sonhar, não se paga nada”, pelo menos por enquanto.

Certo poeta se perguntava: Vale a pena sonhar? Pensar que determinada coisa nos fará ser mais feliz, mas e se ela não se realizar? O sonho viraria frustração?

Só sei que deixar de sonhar é como deixar para trás a razão de viver, é não viver… só não deixemos esse sentimento morrer, pois é por ele que sonhamos, que vivemos!

Sonhos!


+ zero