DER vai projetar nova marginal de acesso à Estrada do Caititu

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de março de 2018 às 10:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Assunto é importante para a reunião e foi discutido na manhã desta quarta-feira, em São Paulo

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai elaborar um projeto para complementar a via marginal à Rodovia Cândido Portinari que dá acesso à Rodovia Vicinal Argemiro Leonardo (CRP-264), conhecida como Estrada do Caititu, no trecho entre a vicinal e o trevo de Ribeirão Corrente. Obras executadas pelo departamento ao longo de 2017 não foram suficientes para solucionar problemas de tráfego existentes.

O assunto foi discutido durante reunião em São Paulo, na manhã de hoje (21), e interessa a cerca de 300 proprietários de sítios e chácaras localizados em Cristais Paulista, Ribeirão Corrente e Jeriquara.

A audiência foi agendada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), com a participação do presidente da Câmara Municipal de Cristais Paulista, Elson Gomes (PSDB), do vereador João dos Reis, o Pelezinho (PSDB), dos produtores rurais Antonio Donizete Jardim, Gabriel Oliveira e José Celso Moscardini. Os representantes da região se encontraram com o superintendente do DER, Ricardo Volpi, com o diretor regional Domingos Lascala e com outros diretores.

O superintendente Ricardo Volpi determinou que o Departamento de Engenharia do DER conclua o projeto de um novo trecho, com extensão de 650 metros, complementando a ligação das marginais existentes entre os kms 407,65 e 408,3. Assim, os veículos que saem da Estrada do Caititu em direção a Franca não terão de transitar por dentro do Condomínio Belvedere dos Cristais.

“Há cerca de um ano, o DER apresentou medidas para resolver o problema, mas, na prática, isso não ocorreu. Agora, inclusive de acordo com o que dizem os produtores rurais que estiveram conosco, esse novo trecho de marginal, inicialmente orçado em pouco mais de R$ 900 mil, deve solucionar a questão definitivamente”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

Assim que o projeto da nova via marginal for concluído, o valor final das intervenções será conhecido e uma nova audiência vai discutir a liberação dos recursos necessários para a execução da obra.

CORREÇÕES

Outras intervenções para resolver o acesso à Estrada do Caititu ainda precisam ser feitas. Trecho de cerca de 600 metros marginal feito pelo DER ao longo de 2017 necessita de adequações, especialmente na rotatória localizada no encontro da margina com a vicinal. O espaço para conversão ficou muito estreito e não comporta a conversão de veículos de grande porte.

“Esse é um problema grave, reconhecido pelo DER. Temos um diálogo com o diretor regional Domingos Lascala para que ele possa corrigir essa e outras questões. Neste caso específico da rotatória, é preciso alargar as vias no trecho de aproximação da rotatória”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

 
CAITITU-CRISTAIS PAULISTA

A necessidade de construção de outro trecho de via marginal à Cândido Portinari, no sentido Estrada do Caititu a Cristais Paulista, também foi discutida durante a audiência de hoje (21). O superintende do DER, Ricardo Volpi, entrou em contato com a Secretaria Estadual de Transportes e confirmou que a solução para esse problema deve ser providenciada pela Prefeitura de Cristais Paulista.

Segundo as informações, o município vai executar as obras em um trecho de marginal que ligará a Estrada do Caititu a um retorno já existente na Cândido Portinari, na altura do Condomínio Ouro Verde. O Governo do Estado deve repassar recursos – estimados em R$ 200 mil – à Prefeitura de Cristais Paulista.


+ Política