Deputado Roberto Engler dá sinais de desgaste com governo Geraldo Alckmin

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de maio de 2017 às 11:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parlamentar está há mais de duas décadas na Assembleia e já foi mais próximo do Executivo

​A relação entre o deputado francano Roberto Engler (PSDB) e seu colega de partido, o governador Geraldo Alckmin, dá cada vez mais mostras de desgaste. A outrora simpatia manifestada entre os tucanos, e o respeito mútuo, parece estar em um outro estágio.

Há alguns anos, Engler estava em todos os eventos formais realizados pelo governo estadual em Franca e região. Estava em alta conta com o governador, com os secretários e prefeitos de municípios vizinhos. 

Tinha, por conta da atuação como deputado por tantos anos, a fidelidade ao governador e a participação em comissões importantes, lugar garantido ao lado de Alckmin.

Ocorre que dois episódios recentes dão a entender que a coisa já não anda tão boa. O primeiro, quando da vinda recente do governador à região. Quem esperava uma chegada triunfal de Engler, ao lado do chefe estadual do Executivo, surpreendeu-se com o governador descer abraçado com o deputado federal novato Adermis Marini (PSDB).

Pouco menos de um mês depois, o Estado ignorou pedido de Engler para que o prédio “Piscinão”, na Avenida Ademar Polo Filho, fosse transformado em uma sede própria do Fórum de Franca. O governador decidiu devolver o prédio para o prefeito Gilson de Souza, rival político de Engler, fazer o que achar melhor com a construção inacabada.

O distanciamento entre os dois tucanos teria começado quando havia o projeto do Estado de implantar pedágios na região e era esperado o apoio de Engler. Ocorre que o deputado havia feito outdoors garantindo que as rodovias que cortam a região não teriam novos pedágios.

Entre defender o governador e se desgastar com a população, Engler preferiu se preservar e criticou os pedágios. 

Pelo jeito, depois disso, Geraldo parece ter decidido dar o troco e colocado Engler “na geladeira”. Prova disso é que para conseguir algumas informações oficiais, em lugar de um simples telefonema, Roberto Engler tem de fazer requerimentos (o que acontece muito com quem é da oposição). O próprio deputado desabafou que ninguém do governo atende seus telefonemas.

Nesse bate cabeça, quem perde com isso é a população de Franca.


+ Política