Anos de ciência dizem que gratidão, conexão e amor podem salvar sua vida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de abril de 2020 às 18:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O isolamento social é a fórmula para garantir que hospitais não fiquem cheios de pacientes com Covid-19

Sem nenhuma vacina ou medicamento que reduza os sintomas disponíveis para ajudar o corpo a combater o Covid-19, o distanciamento social e o auto-isolamento é uma das medidas mais eficazes de prevenção.

Esse é uma fórmula para garantir que os hospitais não fiquem sobrecarregados com pacientes doentes.

Mas os métodos mais prontamente disponíveis para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade resultantes de momentos difíceis – um abraço abraço, ver amigos ou visitar pais ou avós – são exatamente as coisas que nos dizem para não fazer.

Porém, existem outras opções. Mais de 50 anos de pesquisa documentada sugerem que podemos reduzir os sintomas de ansiedade e até mesmo as respostas físicas à dor.

Em uma metanálise que analisou meio século de pesquisa, os cientistas descobriam que tanto o ato de sorrir quanto de ver sorrisos pode realmente tornar as pessoas mais felizes. Experimente agora mesmo.

Em outro estudo piloto, os cientistas confirmaram que atos altruístas – como ações de caridade com vizinhos ou estranhos, doações altruístas ou doações de sangue –  podem realmente reduzir as sensações físicas relacionadas à dor. 

O Washington Post lembra que, antes de termos ferramentas ou inteligência para inventá-las, nossos ancestrais já tinham trabalho em equipe e grupos sociais. 

Ao longo de milhões de anos, evoluímos para nos aproximarmos das pessoas que amamos, para abraçá-las, ouvir sua voz e realizar tarefas juntas.

Quando estamos isolados de outros seres humanos, as mudanças hormonais, típicas de um caçador agachado nas planícies da África, nos primórdios da humanidade, tomam conta de nosso cérebro para nos preparar para o perigo. 

A norepinefrina, associada à resposta de luta ou fuga, mas também à inflamação, aumenta. A inflamação ajuda a curar feridas, mas também demonstrou exacerbar os sintomas de ansiedade e depressão.

Mas ficar sozinho e isolado não significa que você está à mercê de sua biologia. Também pode funcionar a seu favor. 

Cientistas da Universidade do Arizona descobriram, em um exame de 102 pessoas, que simplesmente pensar em parceiros românticos reduzia os sintomas de estresse, ansiedade e sentimentos gerais de tristeza, como se a pessoa estivesse realmente na sala!

Se você vir algo na mídia convencional que o deixa deprimido, tente ligar para um amigo e dizer o quanto eles significam para você. 

Expressar gratidão, tanto pela presença de uma pessoa quanto por um presente, além de receber expressões de gratidão, por mais embaraçosas, foi  considerado em um estudo o suficiente para desencadear mudanças neurológicas benéficas que resultaram em melhor saúde mental para os remetentes e os destinatários dos emails.

Numa época em que as borboletas sociais dentro de todos nós estão estagnadas, nunca foi tão importante dizer a alguém que você ama e sente falta delas.


+ Comportamento