David Jackson decide no estouro do cronômetro e Sesi Franca vence o Bota

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 17:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o resultado, o Franca somou sua 14ª vitória em 16 partidas no NBB e segue líder no campeonato

Na tarde deste sábado, o Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco de um duelo magistral entre Botafogo e Sesi Franca Basquete, que foi decidido somente no estouro do cronômetro. 

Com bola vencedora e decisiva de David Jackson, os francanos venceram o confronto, por 71 a 69, e permaneceram firmes na liderança do NBB CAIXA.

Quando o placar apontava um empate de 69 a 69 restando aproximadamente dez segundos para o fim, David Jackson pegou a bola, esperou o tempo passar, usou o corta-luz na de Lucas Dias e infiltrou para cima da defesa alvinegra. 

O norte-americano deu um ‘floater’ e converteu a cesta no estouro do cronômetro para dar a vitória ao time francano. Herói da tarde, DJ fechou o confronto com 17 pontos.

Mas o dono do jogo foi Lucas Dias. O ala/pivô de 23 anos estava impossível, pontuou de todos os jeitos e registrou seu recorde pessoal na temporada do NBB CAIXA ao marcar 28 pontos (11/15 nos arremessos de quadra) – seu recorde na história da competição é de 31. Além disso, ele ainda pegou sete rebotes e totalizou 34 de eficiência – também recorde na temporada.

“Sabemos que jogar aqui contra o Botafogo é difícil, perdemos para eles no primeiro turno lá no Pedrocão e entramos com a mentalidade de vencer para seguir líder. A cada jogo que passa o campeonato afunila mais e por isso precisávamos muito dessa vitória. Hoje foi o Jackson que decidiu, mas podia ter sido qualquer outro. Nosso elenco é muito forte e isso vem sendo provado a cada jogo que passa”, disse Lucas Dias.

Com o resultado, o Franca somou sua 14ª vitória em 16 partidas no NBB CAIXA e abriu uma diferença de dois triunfos para o vice-líder EC Pinheiros. Já o Botafogo, com a derrota, permanece em sétimo, com campanha de seis resultados positivos em 15 oportunidades.


A vantagem Francana chegou a ser de 14 pontos no início do terceiro quarto, mas o Botafogo foi valente e incendiou a partida no período final. Com grande atuação do armador Henrique Coelho, o Fogão empatou o jogo nos segundos finais, mas acabou perdendo a partida com a bola vencedora do atleta francano David Jackson no estouro do cronômetro.

O Botafogo teve como grande destaque sua dupla de garrafão formada pelo ala/pivô Arthur Bernardi, autor de 17 pontos e seis rebotes, e o pivô Ansaloni, que deixou a quadra com 15 pontos e oito rebotes (19 de eficiência).

O Franca entrou em quadra sem o pivô Hettsheimeir, que sentiu o pé na partida contra o Vasco, e o ala André Góes, que já ficou de fora do duelo anterior contra o Vasco devido a uma contratura muscular. Pelo lado do Botafogo, o ala Cauê Borges, o pivô Murilo e o armador Jamaal foram as ausências.

Tanto Franca quanto Botafogo tiveram seus armadores titulares de volta. Elinho fez seu segundo jogo pelo time francano desde sua lesão no Jogo 1 da final da Sul-Americana, e Coelho fez seu primeiro jogo pelo Fogão desde a lesão no peitoral sofrida na primeira rodada do NBB CAIXA.

O Botafogo voltará à quadra na noite de terça-feira (22/01), contra o Basquete Cearense, novamente no Ginásio Oscar Zelaya, às 20 horas. Já o Sesi Franca terá como próximo compromisso o clássico contra o Sendi/Bauru Market no dia 02 de fevereiro (sábado), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.


+ Basquete