Datas comemorativas aquecem também e-commerce brasileiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 11:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:22
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Em 2019, o varejo no país deve crescer 5,2% – comércio eletrônico deve movimentar quase R$ 80 bilhões

Durante
2019, o varejo brasileiro deve crescer 5,2%, segundo cálculos da Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A porcentagem,
aparentemente modesta, terá um efeito real de enormes proporções, considerando
que o faturamento do setor alcançou em 2018 a marca de R$ 1,5 trilhão, de
acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No
que diz respeito ao comércio eletrônico, o cenário também é bastante favorável
e o volume de vendas deve atingir R$79,9 bilhões em 2019. A estimativa é da
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também afirmou que o
montante representa um crescimento de 16% sobre 2018.

A
busca por nova freguesia – ou mesmo consumidores fieis –, acontece o ano todo,
mas especialmente nas datas especiais do calendário anual de compras.

Nestes
períodos, é importante que os profissionais de e-commerce consigam se antecipar
para colocar em prática campanhas de marketing, deixar a estrutura do site em
dia, organizar o estoque, e fazer de tudo para conquistar ainda mais clientes
em 2019. As principais datas devem estar no radar dos varejistas que desejam
potencializar seus resultados.

Janeiro:
liquidações

Passado
o Natal, o varejo costuma começar o ano com as liquidações, que acontecem em
janeiro e ajudam a movimentar o comércio em uma época em que, em geral, as
vendas sofrem uma queda. Além de atrair compradores com bons descontos, é
possível mandar embora o estoque do ano anterior para renovar as opções de
produtos oferecidos.

Fevereiro:
volta às aulas

O
site de cupons Tiendeo estimou que no último ano os brasileiros gastariam, em
média, R$ 517 por filho com a compra de material escolar no período que
antecede a volta às aulas. O ticket médio considerado alto e a grande variação
de preço entre as lojas (alguns itens têm diferenças superior a 260%) levam os
pais ao e-commerce pela facilidade na comparação de preços. Quem trabalha no
segmento, portanto, também precisa estar preparado para esta época.

Março:
Carnaval

Em
2019, o Carnaval será celebrado em 5 de março. E engana-se quem pensa que o
e-commerce vende menos no Carnaval. Essa é uma data especial que precisa ser
levada a sério, especialmente entre as lojas virtuais que comercializam
fantasias, maquiagens, bebidas alcoólicas e pacotes de turismo.

Abril:
Páscoa

Nem
só de chocolate vivem os lojistas na Páscoa. Claro que os ovos ainda são a grande
aposta deste mês, mas outros produtos e serviços também ganham maior apelo na
data, como os hotéis, que são uma ótima pedida para programar o feriado
prolongado ou mesmo as lojas de brinquedos, que costumam agradar muito as
crianças.

Maio:
Dia das Mães

Segundo
levantamento da Linx, no Dia das Mães de 2018 houve um aumento médio de 9,3% no
número de visualizações por dia em lojas virtuais, com um pico de aumento de
31% nesta data. O aumento médio da receita durante o período foi de 9%, com um
aumento pontual de 33% no dia 8/5. Diante deste cenário, fica claro que é
preciso estar preparado para a data, principalmente se a loja virtual atua nos
segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, pets, moda e cosméticos, que foram
as categorias com os itens mais adquiridos naquela oportunidade.

Junho:
Dia dos Namorados

Mesmo
que o resto do mundo comemore em 14 de fevereiro, no Brasil o mês dos namorados
é mesmo junho. As vendas via e-commerce no Dia dos Namorados têm contribuído
para ampliar os resultados dos lojistas no fechamento do primeiro semestre,
especialmente nos últimos três anos. Dicas para pegar carona nas vendas de
presentes vão dos clássicos flores e bombons, passando pela aposta em
eletrônicos e eletrodomésticos, até as vendas de pacotes de viagem para dois.

Julho:
liquidações de inverno

Com
a proximidade do fim da estação mais fria, nesta época do ano o segmento de
moda já está a todo vapor, preparando-se para explorar as vitrines com as
coleções de estampa, flores e cores quentes, típicas de primavera e verão. Por
isso, em julho, comece a se preparar para as liquidações de inverno, que
costumam atrair muitos consumidores com descontos que diminuem um pouco a
margem do lojista, mas compensam em volume de vendas e em menos peças sobrando
no estoque.

Agosto:
Dia dos Pais

De
acordo com o Ebit, em 2018, os produtos mais vendidos foram livros, tênis,
suplementos, perfumes, camisetas e vinhos. Com essa informação aproveite para,
desde já, apostar em ferramentas e soluções tecnológicas capazes de otimizar a
exibição dos produtos, de acordo com o que o consumidor deseja.

Setembro:
Dia do Cliente

Em
15 de setembro, quando se comemora o Dia do Cliente, existe uma ótima
oportunidade para colocar em prática estratégias que valorizem e engajem o
consumidor, estimulando as suas vendas, até mesmo antecipando as suas ofertas
de Black Friday e, mais importante de tudo, fidelizando o cliente em meio ao
alto volume de concorrência na web.

Outubro:
Dia das Crianças

Em
2018, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as
estimativas das vendas virtuais no Brasil eram de R$ 2,1 bilhões. Essa é uma
data que além de brinquedos, também pode movimentar os segmentos de moda,
eletrônicos, materiais esportivos e escolares, devido ao começo da temporada de
vendas de fim de ano.

Novembro:
Black Friday e Cyber Monday

A
Black Friday já é considerada uma das principais datas do calendário do
e-commerce brasileiro e, agora, vem ganhando ainda mais força com a Cyber
Monday. De acordo com um levantamento da Linx, gigantes do varejo online
receberam 10 vezes mais visitas durante a Black Friday e brasileiros gastaram
em média R$ 598 no e-commerce. Por isso, a preparação ao longo do ano todo é
indispensável para que, durante esse final de semana estendido, a sua loja
virtual fature como nunca, sempre mantendo, claro, a satisfação do cliente.

Algumas
ações fundamentais para isso são: disponibilizar múltiplos canais de venda e
atendimento; otimizar a infraestrutura da sua loja virtual para evitar
instabilidade; oferecer promoções de verdade, nada de “metade do dobro”;
organizar o estoque para não faltar nem sobrar produtos; planejar a sua
campanha de marketing com antecedência; motivar a sua equipe a prestar um
atendimento ágil e eficiente; manter contato com o cliente no pós-venda; e
ficar de olho na logística para não atrasar as entregas.

Dezembro:
Natal

Considerada
por muitos a data mais importante para dar e ganhar presentes, o Natal é uma
época em que as pessoas fazem todos os tipos de compras, de produtos dos mais
variados segmentos.

Por
isso, esse período do ano também exige uma preparação especial, com alguns
meses de antecedência. É importantíssimo avaliar a estrutura do e-commerce, o
estoque e os prazos de entrega, para garantir que o cliente receba o produto
antes do Natal. Além disso, as ações de marketing devem ser feitas produzidas e
divulgadas previamente, com criação de conteúdo exclusivo para o Natal,
destacando as ofertas dos produtos mais desejados em canais estratégicos.

São
muitas oportunidades ao longo de ano. Portanto, é indispensável se preparar para
várias datas importantes do varejo. E isso é possível investindo em plataformas
que permitem acelerar a adoção de sua presença omnichannel (tanto na internet
quanto no mundo físico, e tudo integrado), gerenciar o seu e-commerce e
administrar as vendas via marketplace, sempre valorizando a experiência do
cliente.


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