CVV de Franca promove nos dias 16 e 17 de março, curso para novos voluntários

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de março de 2019 às 19:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Interessados devem ter mais de 18 anos e disponibilidade de pelo menos 4 horas semanais

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Franca vai realizar um curso gratuito para formação de novos voluntários nos dias 16 e 17 de março, das 13h30 às 18h30.

Os participantes devem ter mais de 18 anos, disponibilidade de pelo menos quatro horas semanais, e, acima de tudo, vontade de aprender a ouvir sem censura.

O CVV é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente, exclusivamente por meio de voluntários devidamente preparados.

Nessas décadas, acumulou experiência com esse acolhimento empático, oferecendo um ambiente livre de críticas e julgamentos para quem procura o serviço. E, desde o ano passado, quando a linha passou a ser gratuita e integrada com todo o país, a procura pelos atendimentos em Franca triplicou. Por este motivo, a instituição precisa de novos ajudantes.

O CVV atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo telefone 188, por e-mail, chat ou serviço voip com total sigilo e de forma gratuita.

Inscrições para o curso

Os interessados em se tornar voluntário do CVV podem se inscrever Inscrições pelo WhatsApp (16) 9.9365-4774 ou pelo e-mail: [email protected].

O curso será ministrado na sede da entidade, que fica à Rua Carlos do Carmo, 419, Cidade Nova, nos dias 16 e 17 de março (sábado e domingo), das 13h30 às 18h30.

Suicídios no Brasil

O Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, o equivalente a 31 casos ao dia.

Os dados, que representam aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, fazem parte do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no final de 2018.

O governo, porém, estima que o número real de casos seja maior devido à subnotificação nos registros.

“Estimamos um subdiagnóstico de 20% de mortes por suicídio. Temos ainda mortes que são classificadas como de intenção não determinada, e não sabemos se foi um acidente ou uma tentativa de suicídio que levou à morte”, diz a diretora de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis, Fátima Marinho.

Essa é a segunda vez que os dados nacionais sobre suicídio são divulgados pelo Ministério da Saúde.

A primeira foi em 2017, quando foram exibidos dados de 2015, com 11.178.


+ Filantropia