Cursos presenciais têm o melhor desempenho no Conceito Enade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de outubro de 2018 às 12:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
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Enade é um exame feito por estudantes para avaliar conhecimentos e competências do ensino superior

Enquanto 6,1% dos cursos presenciais
obtiveram o maior Conceito Enade, apenas 2,4% dos cursos a distância obtiveram
a avaliação máxima, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 09 de
outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).

O Conceito Enade foi calculado com
base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes (Enade) 2017.

O Enade é um exame feito por
estudantes ao final dos cursos de graduação – para avaliar conhecimentos,
competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em
consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são
classificados seguindo uma escala de 1 a 5.   

O conceito 3 reúne a maior parte dos
cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos
1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Na educação a distância (EaD), 39,4%
obtiveram conceito 2 e 6,3%, conceito 1, o que significa que 45,7% obtiveram
desempenho menor que a maioria. Apenas 2,4% tiveram conceito máximo, 5, e
12,4%, conceito 4. Ficaram com conceito 3, 39,6% dos cursos avaliados.

Na educação presencial, o resultado
foi diferente, 27,6% conseguiram conceito 2 e 4,9% conceito 1, totalizando
32,5%. Na outra ponta, 22,4% ficaram com conceito 4 e 6,1% conceito 5. Ao todo,
39,1% desses cursos ficaram com conceito 3.

Matrículas

O último Censo da Educação Superior
mostrou que as matrículas em cursos à distânca cresceram 17,6% de 2016 para
2017, o maior salto desde 2008. A maior parte dos estudantes de EaD, 90,6%,
está matriculada em instituições de ensino privadas.

O Conceito Enade é um dos indicadores
de qualidade do ensino superior. Também com base no desempenho dos estudantes
no exame e outros componentes é calculado o Indicador de Diferença entre os
Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC);
e, a partir dos CPCs, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Os resultados servem como
orientadores das avaliações locais do ciclo avaliativo e são, segundo o Inep,
importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

No geral, considerando cursos
presenciais e EaD juntos, 5,9% dos cursos conseguiram o conceito máximo, 5;
21,9% ficaram com conceito 4; 39,1%, conceito 3; 28,1% tiveram conceito 2 e 5%,
conceito 1.

Como
foi a aplicação do Enade

Em 2017, cerca de 451 mil estudantes
de 10,6 mil cursos de 1,5 mil instituições de ensino participaram do Enade.

Foram avaliadas as seguintes áreas
com cursos de bacharelado e/ou licenciaturas: arquitetura e urbanismo; artes
visuais; ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; educação
física; filosofia; física; geografia; história; letras inglês; letras
português; letras português e espanhol; letras português e inglês; matemática;
música; pedagogia; química e sistema de informação.

Foram analisados também os cursos de
engenharia e engenharias ambiental; civil; de alimentos; de computação; de
controle e automação; de produção; elétrica; florestal; mecânica e química,
além dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de análise e desenvolvimento
de sistemas; gestão da produção industrial; gestão da tecnologia da informação
e redes de computadores.


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