​Cursinhos pré-vestibulares da Unesp beneficiam parte mais carente da população

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de outubro de 2016 às 10:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

27 cursinhos universitários, em
22 cidades, atendem mais de quatro
mil alunos, inclusive Franca

Com o intuito de atenuar a problemática da educação no estado a Universidade Estadual Paulista (Unesp) propõe em seus 24 campus, espalhados por todo o Estado de São Paulo, um grande projeto de extensão, contribuindo para a comunidade regional — exclusivamente para alunos em situação de carência econômica — alcançar o ensino superior.

 Esse projeto conta, atualmente, com 27 cursinhos preparatórios para o vestibular, inclusive Franca, atingindo o extrato mais carente da população, contribuindo para que conquistem o sonho de cursar uma universidade pública. Os cursinhos atendem mais de quatro mil alunos em todo o Estado de São Paulo, de forma gratuita, distribuindo todo o material de apoio.

 Os resultados da execução desse projeto mostram uma crescente aprovação dos alunos cursistas nos diferentes vestibulares das universidades públicas, particulares e até mesmo em concursos públicos, com 80% dos alunos apresentando bom desempenho.

Os cursinhos se constituem como parte das ações afirmativas da Unesp, e dessa forma, constata-se sua importância. A aproximação dos alunos às universidades usualmente desperta o interesse pela ciência, gerando expectativas e sonhos individuais — motores para o desenvolvimento pessoal, além de desenvolvimento social para a população de várias regiões do Estado.

 Uma característica interessante dos cursinhos pré-vestibulares da Unesp é que estes são geridos pelos próprios alunos da Unesp, com a orientação de um professor coordenador.

Além disso, as aulas também são ministradas pelos graduandos. Como a faixa etária entre os docentes dos cursinhos e os alunos é semelhante, o intercâmbio de experiências comuns contribui para facilitar a comunicação entre eles, além do entendimento e assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Nesse sentido, tanto docentes quanto alunos ganham na troca de experiências, o que muitas vezes é difícil ocorrer em um ambiente escolar tradicional.


+ Educação