Em Sacramento, cúpula de gruta desaba em mina e afeta captação de água

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 16:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em algumas casas a água está chegando com pouca força; novos desabamentos podem ocorrer

) ​abastecimento em alguns bairros de Sacramento está parcialmente comprometido após a cúpula da gruta onde nasce a Mina da Loca desabar. 

A queda foi em cima do reservatório do qual é feito a captação de água para fornecer à cidade e a água está chegando com pouca força às casas.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Osny Zago, disse que esteve  no local na quarta-feira (21) com a Polícia de Meio Ambiente para avaliar os estragos.

Segundo ele, há risco de ocorrer um novo desabamento, porque mais rochas, que são de arenito, estão começando a se mover.

“Temos que aguardar para saber se vai dar para remover as pedras antes de desabar mais. Vou esperar o laudo da perícia para ver o que dá para fazer. A captação perto da gruta começou em 1967. Então pode ser vários fatores que podem ter causado isso, como tremor do solo ou infiltração”, acrescentou.

Zago, disse que a autarquia fez um comunicado pedindo à população para que não gaste água em excesso.

“Não sabemos o que pode acontecer, então é importante usar a água com consciência, principalmente agora. Esse comprometimento de abastecimento não significa que está faltando água e, sim, que algumas casas na parte mais alta podem estar recebendo menos por causa da vazão”, concluiu.


+ Cotidiano